Emma Stone não perdeu a chance de criticar o machismo no Oscar
Ao apresentar a categoria de melhor direção, atriz fez questão de destacar a presença de apenas uma mulher na disputa, Greta Gerwig
Vencedora do Oscar de melhor atriz em 2017, Emma Stone foi a escolhida para entregar o prêmio de melhor direção na cerimônia deste ano. A atriz fez questão de criticar o machismo que toma conta de Hollywood, ao destacar no discurso o fato de ter apenas uma mulher na briga, Greta Gerwig, por Lady Bird.
De forma bem sutil, Emma Stone chamou da seguinte forma o nome dos indicados: “Esses quatro homens e Greta Gerwig criaram suas próprias obras-primas esse ano”.
Emma seguiu o exemplo de Natalie Portman, que durante o Globo de Ouro também usou o prêmio de melhor direção para criticar a falta de mulheres na categoria: “E estes são todos os indicados masculinos”.
Assim como no Globo de Ouro, o prêmio de melhor direção também foi para Guillermo del Toro por A Forma da Água. Com a indicação ao Oscar 2018, Greta Gerwig se tornou apenas a quinta mulher indicada na categoria de melhor direção, ao lado de Lina Wertmüller (1977), Jane Campion (1994), Sofia Coppola (2004) e Kathryn Bigelow (2010), esta última levando a estatueta pra casa por Guerra ao Terror.