Disney compra Fox por US$ 52,4 bilhões. O que isso significa?

A compra marca a união de duas das maiores empresas de Hollywood

Por Da Redação - Atualizado em 14 dez 2017, 16h00 - Publicado em 14 dez 2017, 13h29

As especulações foram confirmadas: a Walt Disney Company comprou as divisões de entretenimento da 21st Century Fox nesta quinta-feira (14) pela ~bagatela~ de 52,4 bilhões de dólares (e ainda assumiu US$ 13,7 bilhões em dívidas da Fox)! A compra, que representa a união de duas das maiores empresas de Hollywood, fez com que a Disney ficasse com o estúdio de cinema 20th Century Fox, a produtora Fox 2000, a distribuidora Fox Searchlight Pictures e a rede de televisão de canais como FX e National Geographic.

disney-fox
A Disney comprou a Fox por 52,4 bilhões de dólares Imagens/Reprodução

Tá, mas o que isso significa? Agora a Disney passa a ter o direito de filmes como Deadpool, X-Men e Quarteto Fantástico, que haviam sido vendidos à Fox antes da empresa do Mickey comprar os estúdios Marvel, em 2009. O primeiro filme de Star Wars, Uma Nova Esperança, que anteriormente era o único sob direitos da Fox, agora será abrigado pela LucasFilm junto com todos os outros filmes da franquia.

Outros longas que passam a ser da Disney são Avatar, Planeta dos Macacos e algumas produções menores, mas com grandes chances de concorrer ao Oscar, como A Forma da Água.

Reprodução/Divulgação

Na TV, o ~ratinho~ passa a ser responsável por séries como Modern Family, Os Simpsons (que inclusive previram toda essa história em 1998!) e This Is Us, além de ficar com 50% dos direitos da companhia Endemol, que possui realities como Big Brother e MasterChef.

Agora, a Fox ficará focada em seus canais de notícia e esportes. Apesar da grande venda, ainda pertencem a ela 28 emissoras de televisão.

participantes-edicao-2017-masterchef-brasil-estao-namorando
Estamos CHO-CA-DAS! Reprodução/Tumblr

Em declaração, Bob Iger, CEO da Disney, contou que a compra representa a vontade da empresa em expandir cada vez mais as ofertas de entretenimento. “Estamos felizes com essa oportunidade de aumentar significativamente o nosso portfólio de franquias amadas e conteúdos de marca para aprimorar nossas ofertas aos consumidores. O acordo também irá expandir substancialmente o nosso alcance internacional, permitindo a nós oferecer conteúdo de primeira qualidade e plataformas de distribuição inovadoras a mais consumidores em mercados estratégicos ao redor do mundo”, afirmou.

Continua após a publicidade
Publicidade