Conheça o significado do nome das princesas da Disney

Pocahontas? Aurora? Afinal, de onde surgiram as ideias destes nomes?

Por Gabriela Zocchi 31 dez 2016, 12h00

As princesas da Disney bombaram no ano passado . A gente pode vê-las na pele de super-heróis, indo para Hogwarts, na versão tatuadas, como modelos… Mas você já parou para pensar de onde vêm os nomes delas? Eles bem que são meio exóticos, né? A CAPRICHO foi atrás do significado do nome das princesas e revela tudo para você aqui.

BRANCA DE NEVE

De acordo com a história dos irmãos Grimm, a mãe da Branca de Neve furou seu dedo em uma agulha e uma gota de seu sangue caiu no chão coberto de neve. Por algum motivo (bem estranho, diga-se de passagem), a mulher desejou uma filha nesses tons. Por isso a princesa tem a pele branca como a neve e bochechas e lábios vermelhos. O nome representaria também o inverno, uma estação na qual todos metaforicamente dormem em suas casas e só são acordados depois, pela primavera. Uau!

CINDERELA

Na versão original francesa, o nome da princesa é Cendrillon, palavra que quer dizer “pequenas cinzas”. Este foi o apelido que as irmãs deram a Cinderela, uma vez que ela sempre dormia perto da lareira para se aquecer e acabava acordando coberta de cinzas do fogo.

AURORA

Aurora é um sinônimo para amanhecer. Seus pais escolheram este nome porque ela ~encheu suas vidas como um raio de sol~ quando nasceu. O nome também faz sentido porque é no começo do dia que a princesa finalmente acorda de seu sono profundo.

ARIEL

Em hebreu, Ariel significa “leão de Deus”. Inspirado no anjo Isaías, da Bíblia, o nome simboliza força e coragem. Duas caracteríticas que definem muito bem a sereia, né?

BELA

bela-e-a-fera

Esse é fácil! Bela significa… beleza mesmo! Hehe. Belle, como ela é chamada na versão norte-americana do filme, é um nome comum na França, onde se passa a história, e tem tudo a ver com a princesa porque, além dela ser a pessoa mais bonita da vila, ela também consegue enxergar a beleza interior das pessoas.

POCAHONTAS

Esta foi a única princesa da Disney inspirada em uma pessoa de verdade, sabia? O nome real da índia que inspirou Pocahontas era Matoaka, que significa “riacho brilhante entre as montanhas”. Percebeu a semelhança com a história do filme? No longa da Disney, o nome original da princesa é Powhattan, que quer dizer “brincalhona” em algonquin, um idioma nativo-americano.

Continua após a publicidade

JASMINE

Sim, a paixão de Aladdin tem este nome por causa da flor de jasmim. Na cultura árabe, a planta tem o significado de “presente de Deus” e representa sensualidade, elegância e modéstia.

MULAN

Outra que também tem nome de flor é a princesa chinesa. Em mandarim, Mulan significa magnólia, a planta símbolo da preserverança e da nobreza. Se você lembrar bem, o filme mostra uma cena em que o pai de Mulan coloca um botão de flor de magnólia em seu cabelo. O desabrochar da flor representaria o crescimento e o amadurecimento da princesa ao longo do filme.

RAPUNZEL

O nome da princesa teria sido inspirado em uma flor comestível chamada de rampion (em português, é a flor de câmpanula). De acordo com o conto dos irmãos Grimm, um pobre homem rouba uma dessas flores do jardim de uma bruxa para alimentar sua mulher grávida. Como punição, a feiticeira rouba a filha deles e a tranca no alto de uma torre. A flor não é muito bonita, mas é conhecida por crescer em solos inóspitos. Já reparou que a Rapunzel é linda e bondosa, mesmo tendo sido criada em um universo cruel? Ah! E a flor de câmpanula é roxa, o que explicaria a cor do vestido da princesa no filme da Disney.

MERIDA

No idioma celta (região onde se passa a história), o nome quer dizer “pérola”. Faz todo o sentido, uma vez que a pricesa é como este item precioso. Por fora, ela até pode ser grosseira e forte, como uma ostra, mas por dentro é linda e amável, como a pérola. Own!

TIANA

Acredita-se que o nome da princesa seja uma variação da palavra grega “tiani”, que quer dizer “princesa”. Fofo e simples, né?

ANNA

Em hebreu, o significado do nome é “graciosa”. Esta seria uma ironia dos criadores de Frozen, uma vez que a princesa é, na verdade, bem desastrada.

ELSA

Também em hebreu, Elsa é a palavra cujo significado é nobre e real. A cara da princesa!

Continua após a publicidade

Publicidade