BTS é eleito Artista do Ano e leva os principais prêmios no MAMA 2019

Confira a lista de vencedores e os melhores momentos do evento que reuniu grandes nomes do K-pop

Por Gustavo Balducci Atualizado em 31 out 2024, 01h03 - Publicado em 4 dez 2019, 15h10

O Mnet Asian Music Awards 2019 aconteceu nesta quarta-feira (4) em Nagoya, no Japão. A cerimônia, que circula entre os eventos mais badalados do K-pop, reuniu grandes nomes da música pop e condecorou os feitos do ano para diversos artistas do ritmo. Confira todos os melhores momentos da edição.

MAMA_BTS
MAMA/Reprodução

BTS continua fazendo história

O Bangtan já ganhou prêmio antes mesmo da festa começar. Logo no red carpet, o grupo venceu na categoria Best Music Video pelo mv de Boy With Luv, sua parceria com a cantora Halsey. Já dentro da cerimônia, eles subiram ao palco para receber os prêmios de Best Male Group e Favorite Male Artist – e essas não foram as únicas vezes.

O Daesang, que é como são chamadas as principais categorias, começou com Album of The Year, que somou outros nomes de peso para concorrer ao lado do BTS. O apresentador Jimmy Fallon ficou encarregado de revelar quem era o vencedor. À distância, o americano não fez muito suspense na hora de entregar o nome do septeto e contou que é um grande fã dos meninos. Nas redes sociais, ele também deixou um recado superfofo:

Para as categorias de Worldwide Fans’ Choice, que consideram vendas, shows, charts e votações online, BTS, GOT7 e SEVENTEEN foram alguns nomes que receberam troféus. Em seu discurso, Jungkook comentou sobre a quantidade de prêmios que o BTS vem ganhando nos últimos tempos: “Estamos recebendo inúmeros prêmios, mas ainda é muito incrível porque penso que podemos receber esses troféus como resultado do amor que vocês têm por nós. Então, com o coração grato, continuaremos trabalhando duro e nos esforçando para, no futuro, nos tornarmos grandes artistas que conseguem compartilhar felicidade e boa música com todos vocês”, disse o idol. Na sequência, Best Dance Performance – Male e Worldwide Icon of the Year (o segundo Daesang do MAMA) mostraram que todo o trabalho em equipe resultou em boas recompensas para o Bangtan.

Continua após a publicidade

Com a premissa de conectar passado e presente, a performance do BTS foi consagrada como uma das mais esperadas do evento e começou com a faixa N.O., de 2013. O clima esquentou com We Are Bulletproof Pt. 2, que fez o grupo dançar em um cenário todo apocalíptico e consumido por chamas.

Dividida em etapas, a apresentação contou ainda com um vídeo especial mostrando a trajetória do grupo ao longos dos anos e edições do MAMA. Quando as luzes voltaram a acender, o palco se encheu de cores para dar vida a Boy With Luv. Depois, uma plataforma e uma escada deixaram nossos idols nas alturas para embalar Mikrokosmos, que encheu o nosso coração com saudades da turnê Love Yourself: Speak Yourself.

Deixando pistas para o próximo comeback, foi a vez do hit Dionysus tomar conta do espaço após de uma série de vídeos enigmáticos ser exibida. Uma serpente gigante dividiu o palco com a dança feroz e sincronizada dos integrantes. Se liga:

Continua após a publicidade

Após receber o terceiro Daesang por Song of the Year, Jin, Jimin, Jungkook, J-Hope, RM, V e Suga subiram pela última vez para levar o título de Artist of the Year e encerrar em grande estilo o MAMA 2019. Esse foi o quarto ano consecutivo que o grupo é eleito artista do ano. “Ano passado choramos no palco, mas este ano o nosso pensamento foi: ‘precisamos sobreviver e precisamos passar por isso’. E, mesmo quando parecia que o mundo estava desmoronando ao nosso redor, encontramos um jeito de sorrir por causa de vocês”, disse o grupo no seu discurso final.

A Big Hit Entertainment e toda a equipe que vem trabalhando com o BTS nas últimas conquistas não ficaram de fora da festa: Bang Shi Hyuk, o diretor e CEO da agência, o compositor Pdogg, e o diretor Lumpens também levaram prêmios para casa. Até o momento, o BTS já arrecadou 37 prêmios Daesang, feito que os coloca como os artistas com o maior número de títulos da história sul-coreana.

No Twitter, RM atualizou a conta do grupo agradecendo o ARMY mais uma vez. “Graças ao ARMY esse foi mais um final de ano feliz. Eu realmente amo vocês”, escreveu o líder.

Continua após a publicidade

 Um giro pelas performances

Com o fim do tapete vermelho, as atenções se voltaram para dentro da cerimônia. Inaugurando a nossa galeria, o grupo rookie do ano, TXT, adicionou referências mágicas e muita agilidade na sua performance de Run Away, seu primeiro comeback:

ChungHa ganhou destaque em 2019 com suas performances e singles. No palco, ela só confirmou o seu talento performando a sedutora Gotta Go. Mais tarde, ela retornou para agradecer o público pela sua vitória em Best Female Artist:

Continua após a publicidade

Já os membros do Monsta X entraram de carro na competição! O grupo – que passou por um período conturbado nos últimos meses após a saída do membro Wonho – incendiou o MAMA com Follow, seu último single:

A atração internacional da edição ficou por conta da Dua Lipa. A performance da diva, que recebeu o título de International Favorite Artist, foi impecável e ainda contou com uma participação de Hwasa, do MAMAMOO, que abriu o stage da cantora fazendo um cover de New Rules:

E por falar em cover, os boygroups ONEUS e ATEEZ fizeram um verdadeiro espetáculo mesclando grandes hits do K-pop, incluindo um medley de Blood Sweat & Tears, do BTS, e Don’t Wanna Cry, do SEVENTEEN, junto às suas composições originais:

Continua após a publicidade

WayV dançou muito com a incrível Moonwalk. A unit chinesa do NCT debutou no começo de 2019 e continua firmando passos para se tornar um grupo global. Em diversos idiomas, os membros agradeceram o prêmio como Best New Asian Artist em inglês, mandarim, coreano e tailandês:

Depois foi a vez dos meninos do GOT7 marcaram sua participação começando com Eclipse, que se completou através da recente You Call My Name e acabou com Crash And Burn. Em seguida, o SEVENTEEN trouxe todo mundo em trajes megaelegantes para cantar HIT, um show de luzes à parte:

O feat. inusitado entre o CEO da JYP Entertainment, Park Jin-young, e as meninas do MAMAMOO realmente aconteceu. Aos 47, JYP voltou com tudo no último mês com o single Fever. No MAMA, ele se juntou com o girlgroup para emplacar um mix de singles da carreira de ambos os artistas. Foi icônico!

Quem também soltou a voz foi o TWICE, que venceu como Best Female Group. Apresentando os hinos recentes Fancy e Feel Special, as integrantes deixaram claro que suas canções são atemporais:

Confira a lista de todos os premiados da edição:

Artist of the Year
BTS

Album of the Year
BTS “Map of the Soul: Persona”

Song of the Year
BTS “Boy With Luv”

Worldwide Icon of the Year
BTS

Best Male Group
BTS

Best Female Group
TWICE

Best Male Artist
Baekhyun (EXO)

Best Female Artist
Chungha

Best New Male Artist
TXT

Best New Female Artist
ITZY

World Performance
MONSTA X

Best Vocal Performance Solo
Taeyeon (Girls’ Generation)

Best Dance Performance Solo
ChungHa

Best Hip Hop & Urban Music
Heize “She’s Fine”

Best Band Performance
Jannabi

Best Collaboration
Lee Sora feat. Suga (BTS) “Song Request”

Favorite Vocal Performance
MAMAMOO

Favorite Dance Performance
GOT7

Qoo10 Favorite Female Artist
TWICE

Qoo10 Favorite Male Artist
BTS

Best Music Video
BTS “Boy With Luv”

Best Vocal Performance Group
Bol4

Best OST
Gummy – “Remember Me” (Hotel Del Luna)

Best Dance Performance Male Group
BTS

Best Dance Performance Female Group
TWICE

International Favorite Artist
Dua Lipa

Worldwide Fans’ Choice Top 10
BTS, GOT7, SEVENTEEN, TXT, TWICE, ATEEZ, MONSTA X, BLACKPINK, EXO, X1

Best New Asian Artist
WayV

Breakthrough Achievement
SEVENTEEN

Best Executive Producer of the Year
Bang Shi Hyuk

Best Producer of the Year
Starr Chen, Howe Chen, RAZOR

Best Composer of the Year
PDOGG

Best Engineer of the Year
Kwon Nam Woo

Best Video Director of the Year
Lumpens

Best Choreographer of the Year
Kiel Tutin

Best Art Director of the Year
Yuni Yoshida

Parabéns a todos os vencedores da edição! Qual foi o seu momento favorito do MAMA 2019?

Publicidade