‘boygenius’ honra poder da amizade em novo álbum com referências folk
Álbum 'The Record' foi divulgado nesta sexta-feira, juntamente com um curta da banda dirigido por Kristen Stewart
A boygenius, banda formada por Phoebe Bridgers, Julien Baker e Lucy Dacus, divulgou na madrugada desta sexta-feira seu primeiro álbum. Intitulado ‘The Record’, a produção conta com 12 faixas que já estão disponíveis nos principais serviços de streaming e marca novo momento do grupo, após lançamento de EP com seis faixas em 2018. (E claro que estávamos com saudade, né?)
Além da nova produção, também foi divulgado um curta-metragem no Youtube – a união do clipe de três músicas – que foi dirigido por ninguém mais, ninguém menos que a atriz Kristen Stewart. A produção foca em três músicas: ‘$20’, ‘Emily I’m Sorry’ e ‘True Blue’ e mergulha na perspectiva de cada integrante em relação à amizade do grupo.
Aliás, a amizade é o tema central desse álbum. inclusive, Bridgers, Dacus e Baker estavam bastante preocupadas em manter a amizade em meio a produção do álbum. Por isso, elas decidiram fazer sessões de terapia conjuntamente. Em entrevista ao jornal britânico ‘The Guardian’, Baker chamou o tratamento de “terapia profilática” – tudo para prevenir desavenças, algo que desfez tantas bandas ao longo dos anos.
No novo álbum, cada uma das 12 faixas traz referências de cada integrante. No geral, há ainda outras referências musicais, como folk, instrumental e até o indie rock. É possível reparar na mistura das três integrantes nesse sentido. Nas redes sociais, os fãs da banda comentaram o lançamento e chamaram o álbum de ”montanha russa emocional”.
O lançamento desse álbum também marca uma fase diferente na fase das três integrantes, que possuem uma carreira solo além da banda. Caso não se lembre, Bridgers foi uma das artistas que se apresentaram no Primavera Sound do ano passado. E, claro, nós falamos com ela em sua passagem pelo Brasil.
”Lançar um álbum novo é como se você estivesse no topo de uma montanha-russa que todos estão exaltados porque estão entusiasmados por você ser bom no que faz. Eu estava super nervosa por não haver tempo para cultivar nossa amizade. Eu era preciosa e protetora em relação a isso”, disse Baker ao jornal britânico.
A boygenius surgiu em 2018 com o lançamento de um EP que leva o mesmo nome da banda. Na época, a crítica especializada destacou a produção – algo que se repetiu dessa vez: críticos disseram que o álbum divulgado nesta sexta-feira tem potencial para ser um dos melhores do ano.
O nome do projeto nasceu como uma referência cômica aos projetos de música masculinos que recebem prioridade em relação aos femininos. E como a gente entende isso, né?
O novo álbum ”The Record” já está disponível no Spotify: