As colaborações entre artistas coreanos e ocidentais que bombaram em 2019

Parece que o pop mundial abraçou de vez o K-pop – e quem saiu ganhando foram os fãs!

Por Gustavo Balducci - Atualizado em 21 dez 2019, 11h00 - Publicado em 21 dez 2019, 10h00
KIT DE NATAL CAPRICHO CACAU SHOW CHOCOLATE PORTA MAKE
CAPRICHO/Divulgação

No passado, will.i.am. convocou o extinto 2NE1 para o álbum #willpower. Em 2018, a cantora Dua Lipa dominou os charts com Kiss and Make Up, parceria feita com o girlgroup BLACKPINK, enquanto o Super Junior trazia o swing da cantora Leslie Grace para Lo Siento. Esses são apenas alguns dos nomes que já colaboraram com algum artista ou grupo de K-pop. Em 2019, o pop mundial abraçou de vez o ritmo asiático, e quem saiu ganhando foram os fãs. Então, é hora de conferir quais foram os feats que bombaram no ano!

RM & LIL NAS X – OLD TOWN ROAD (SEOUL TOWN ROAD REMIX)

Depois de trabalhar com Nicki Minaj e Steve Aoki em 2018, o BTS continua liderando a tendência de colaborações entre artistas coreanos e ocidentais. A prova disso é que, só em 2019, o grupo lançou parcerias inéditas, incluindo o single Boy With Luv com a cantora Halsey, e depois se juntou com Charli XCX, Zara Larsson e o recém falecido Juice WRLD para criar a trilha sonora do game BTS WORLD. Completando o ano com boas amizades, RM também estrelou ao lado do rapper Lil Nas X uma das inúmeras versões do sucesso country trap Old Town Road, fenômeno que ocupou a primeira posição no ranking das músicas mais ouvidas nos EUA. Seoul Town Road Remix abriu espaço para os raps complexos do líder Namjoon e até incluiu na capa um cavalo na cor roxa – trocadilho que o ARMY entendeu muito bem.

J-HOPE & BECKY G – CHICKEN NOODLE SOUP

Após um curto e merecido período de férias, descobrimos também que o integrante J-Hope esteve nos Estados Unidos para gravar o single Chicken Noodle Soup junto com cantora Becky G. O dueto marcou ainda a primeira parceria do grupo com uma artista latina e seguiu o gancho da faixa de mesmo nome lançada em 2006 pelos músicos Webstar e Young B. Ao todo, 50 dançarinos de todo o mundo estão presentes no mv, que já ultrapassou 120 milhões de views no YouTube.

VAV FEAT. DE LA GHETTO & PLAY-N-SKILLZ – UN POCO MAS

Continua após a publicidade

O reggaeton também conquistou o VAV em 2019. Após soltar o hit Senorita em 2018, o grupo voltou com uma parceria poderosa com os produtores Play-N-Skillz e o cantor latino De La Ghetto. Un Poco Mas é a versão que mescla inglês e espanhol do hit Give Me More, lançado em Julho deste ano.

MONSTA X & FRENCH MONTANA – WHO DO U LOVE?

A participação desastrosa do rapper French Montana durante a performance impecável do MONSTA X no programa Jimmy Kimmel Live, que foi ao ar em agosto, não impediu que o debut single em inglês do grupo se tornasse um clássico imediato através dos vocais sedutores e ainda chegasse às principais rádios e paradas norte americanas.

AVA MAX FEAT. NCT 127 – SO AM I

O NCT 127 também foi um boygroup que trabalhou muito em 2019. Entre idas e vindas aos Estados Unidos, os sete membros da SM Entertainment participaram do remix de So Am I, da cantora Ava Max, uma das novas promessas do pop.

NCT 127, LAY & JASON DERULO – LET’S SHUT UP & DANCE

Continua após a publicidade

Depois foi a vez de Jason Derulo se unir aos meninos do NCT 127 e o cantor Lay Zhang – que, além de ser integrante do EXO, é produtor e compositor de suas próprias faixas –, para dar vida a Let’s Shut Up & Dance, uma canção gravada em tributo ao cantor Michael Jackson e presente no EP The Greatest Dancer. Em diversos cenários urbanos, o trio eternizou parte dos passos de dança do rei do pop no mv.

NCT DREAM FEAT. HRVY – I DON’T NEED YOUR LOVE

A unit NCT DREAM também deu as caras e convidou o cantor inglês HRVY para colaborar na contagiante I Don’t Need Your Love. A faixa também marca o amadurecimento do grupo que possui formação rotativa dentro do projeto megalomaníaco NCT.

PRETTYMUCH FEAT. NCT DREAM – UP TO YOU

O grupo PRETTYMUCH reuniu forças de diversas partes do mundo para lançar o seu novo EP, INTL:EP, incluindo a brasileira Luísa Sonza, que arrasa na faixa The Weekend, e os latinos do CNCO em Me Necesita. NCT DREAM soltou a voz na colorida Up To You.

LIZZO FEAT. AB6IX – TRUTH HURTS REMIX

Continua após a publicidade

A cantora Lizzo – outra hitmaker do ano – já tornou o K-pop um bom aliado. O estreante AB6IX, boygroup formado pela Brand New Music que debutou no mês de maio, foi o escolhido para embalar uma nova versão de Truth Hurts ao lado da cantora. Apesar de novato, o AB6IX mostrou que tem fôlego de sobra para competir com os demais artistas da cena.

RED VELVET, ELLIE GOULDING & DIPLO – CLOSE TO ME REMIX

A versão remix de Close to Me, da cantora Ellie Goulding, garantiu a ela uma nova entrada no Hot 100 da Billboard em 2019 e tornou-se o seu single mais bem sucedido nos EUA desde 2015. Em parte, o estouro veio pelo feat. ser com o girlgroup Red Velvet, que substituiu os vocais de Swae Lee na versão original. Enquanto Diplo comandou a produção da faixa, Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri emprestaram seus vocais para cantar em inglês e coreano.

E aí, qual foi a sua preferida?

Publicidade