9 referências a Harry Potter em Os Crimes de Grindelwald

A gente não economizou nos spoilers, cuidado!

Por Mel Trench - 25 nov 2018, 10h00

Animais Fantásticos e Os Crimes de Grindelwald estreou quinta-feira (15/11) e ainda estamos impactadas! A trama conta a sequência da história de Newt Scamander e abre bastante espaço para falar do vilão Gellert Grindelwald. Alguns fãs que amaram o novo filme e outros que nem tanto, mas o que todo mundo percebeu é que tem MUUUITA referência à saga Harry Potter. Será que você reparou nelas?

De volta à Hogwarts

Reprodução/Warner Bros.

Um tanto óbvio, né? Mas retornar ao Castelo de Hogwarts foi uma grande emoção para quem é potterhead. Deu pra ver o lago, o Salão Principal e até a mesma sala de Defesa Contra as Artes das Trevas! Até a aula do feitiço Riddikulus (usado contra o bichos-papões), ensinado por ninguém menos que o Professor Lupin nos filmes de Harry Potter, virou referência para Animais Fantásticos.

Outro detalhe mais difícil de pegar é que os objetos em cima da mesa de Dumbledore são os mesmos que ele guarda em seu escritório de diretor.  Já o que deixou muita gente confusa foi McGonagall aparecendo em 1927, sendo que a personagem de J.K. Rowling só nasceu em 1935… Quem sabe não é uma parente dela? Rs.

Lembra do Ministério da Magia do Reino Unido?

Reprodução/Warner Bros.

Uma das primeiras cenas do filme se passa no Mistério que a gente bem conheceu em A Ordem da Fênix. E o cenário está muito parecido! Até a estátua que fica no meio do pátio já existia na época.

Jovem Dumbledore

animais-fantasticos-os-crimes-de-grindelwald-dumbledore
Warner Bros./Reprodução

Falando em Dumbledore, que por si só já é uma referência, também reparamos em outras coisas relacionadas ao bruxo. A Varinha das Varinhas, que aparece nas mãos de Grindelwald em Animais Fantásticos, é do futuro diretor de Hogwarts na história de Harry Potter. Já a bebê fênix que aparece no final do filme é ninguém menos que Fawkes. Dá pra acreditar que ela não gostava de Alvo na época?

E tem mais! Outra relação entre as duas sagas foi o fato de que, novamente, Dumbledore não pode enfrentar o vilão da narrativa, assim como ele não podia com Voldemort. Em HP o motivo era uma profecia, já no novo filme é por conta de um pacto de sangue que ele fez com Grindewald quando os dois eram amigos (ou mais do que isso).

Os testrálios

Reprodução/Warner Bros.

Vocês se lembram dessas criaturas? Elas aparecem em A Ordem da Fênix e a gente descobre que só quem já viu a morte consegue enxergá-las. Tenso, né? Mas eles são super dóceis, como a Luna Lovegood explica. Enfim, Newt não chega a interagir com eles, mas no começo de Animais Fantásticos a carruagem transportando Grindelwald está sendo levada por um grupo de testrálios.

E a Nagini?

Reproduçãp/Warner Bros.

A companheira de Voldemort aparece no filme tanto em forma de cobra quanto de mulher. É que Nagini é uma maledictus, ou seja, ela tem uma maldição de sangue que a transforma em uma criatura todos os dias. O que J.K. explicou é que em um determinado momento da vida, as maledictus se transformam permanentemente nesta criatura. A dúvida que fica é: como será que ela virou ~amiga~ do Voldemort, hein?

Continua após a publicidade

Grindelwald e a criança

animais-fantasticos-os-crimes-de-grindelwald-profecia
Warner Bros./Reprodução

Assim como Voldemort, Grindelwald também é um tanto sangue frio. Os dois têm alguns traços em comum, tanto que o vilão de Animais Fantásticos pede para matarem um bebê depois que os pais dele são assassinados, quase repetindo a história do próprio Harry!

É o Nicolau Flamel!

Reprodução/Reprodução

Tá aí nosso conhecido de Harry Potter e a Pedra Filosofal! Ele aparece em Os Crimes de Grindelwald em várias cenas mais para o meio do filme e até mostra a pedra filosofal, mas o velhinho não tem taanta importância para a trama (pelo menos não por enquanto).

Você reparou no McLaggen?

Reprodução/Warner Bros.

Oi? Alguém se lembra de Côrmaco McLaggen, aquele ~ leve embuste~ com quem a Hermione foi àfesta do Professor Slughorn em O Enigma do Príncipe? Na cena de flashblack em Hogwarts que rola em Os Crimes de Grindelwald, vemos Dumbledore chamar um aluno por esse sobrenome! Será que é tipo o bisavô dele? Explica isso J.K.!

Objetos e poções mágicas

animais-fantasticos-os-crimes-de-grindelwald-reliquias-da-morte

Além da Varinha das Varinhas e da Pedra Filosofal, também reparamos em mais alguns objetos e poções ligados ao mundo mágico de Harry Potter. Um deles é o Espelho de Ojesed, o qual aparece em uma cena com Dumbledore. O reflexo mostra Grindelwald e podemos até sentir um clima de romance misturado com tristeza na cena.

Além disso, a poção Polissuco também é citada, mesmo que discretamente. Isso ocorre quando Newt se transforma em seu irmão, Teseu Scamander, para entrar no Ministério da Magia da França. A última referência é uma chave de portal, aqueles objetos mágicos que conseguem transportar qualquer um até outro lugar, em forma de balde, quando Newt e Jacob dão um jeito de ir para Paris.

E aí, já tá pensando em teorias para o próximo filme?

Continua após a publicidade
Publicidade