6 provas de que Riverdale é a série do Jughead

E o Archie é um dos piores personagens da TV

Por Priscila Harumi - 9 abr 2017, 13h00

Riverdale é baseada nos quadrinhos famosos dos anos 80, em que Archie Andrews é o personagem principal em um mundo colorido e divertido, que trouxe Sabrina Aprendiz de Feiticeira e Josie e as Gatinhas. Nesse universo, Archie é a cola que junta todos os outros personagens – Betty, Veronica, Jughead, Reggie -, o bom e velho protagonista bomzinho e cheio dos valores e lições importantes.

CW/Divulgação

Estamos chegando quase no fim da primeira temporada e além de estar amando, algo não sai da minha cabeça: essa série não é do Archie, é do Jughead. Apesar do Archie, ou K.J. Apa, estar na posição de protagonista nas imagens promocionais, ele está longe de ser o principal. Na verdade, ele é um dos piores personagens na TV atualmente.

CW/Divulgação

E como toda tese precisa de provas (como o quadro de suspeitos de Betty e Jughead), aqui estão as minhas:

1) Jughead é quem está com a garota principal. Archie não sabe quem ele quer.

Continua após a publicidade
CW/Divulgação

Não querendo deixar esse spoiler assim logo de cara, mas quem não está shippando loucamente Bughead? Jughead é o melhor que poderia ter acontecido na vida da Betty, depois de ter sido rejeitada pelo Archie – uma rejeição que fiquei morrendo de raiva, porque Archie estava dando corda para a amiga se enforcar. Jughead sabia que estava se interessando por Betty e não perdeu tempo. Enquanto Archie não sabe o que quer. Estava perdidamente apaixonado pela Mrs. Grundy, mas beijou a Veronica no armário e de repente, estava com a Valerie.

2) Jughead sabe guardar segredo. Archie não é bom com nenhuma informação.

CW/Divulgação

Jughead sabia que Archie estava escondendo alguma coisa dele sobre o dia da morte do Jason. Ele pressionou o amigo e soube da verdade. Ele não correu para a polícia nem contou para ninguém o que sabia – nem mesmo para Betty ou Veronica. Ele guardou o segredo porque isso é o que bons amigos fazem quando pedem para ele. Já Archie não consegue manter nada, nem mesmo as coisas particulares do pai dele.  

3) Jughead é inteligente. Archie é desatento e confuso.

Continua após a publicidade
CW/Divulgação

Jughead sabe que esse mistério da morte de Jason Blossom é interessante o suficiente para escrever um livro e que tem muita gente envolvida e muitos possíveis suspeitos. Jughead sabe quando as pessoas estão sendo interesseiras ou mentirosas (como o pai dele) e sabe usar do bom humor nas melhores situações. Já Archie não consegue enxergar quando está sendo usado (cof cof Mrs. Grundy) e parece ser o último a saber de tudo, até mesmo quando claramente está magoando as pessoas em volta dele.

4) Jughead é acolhedor. Archie é egoísta.

CW/Divulgação

Jughead tem os problemas dele, mas nem por isso parou de ajudar Betty com relação ao seu drama familiar. Ele é carinhoso e atencioso com Betty, sabendo dizer o que ela precisa ouvir nos momentos de crise. Archie não consegue pensar em ninguém além dele mesmo, chegando ao ponto de prejudicar Josie e as Gatinhas por não pensar antes de agir e não se interessar em nada pelo drama da suposta melhor amiga dele.

5) Jughead tem problemas reais. Archie sofre por besteira.

Continua após a publicidade
CW/Divulgação

Como disse, Jughead tem os problemas dele. E eles são, na minha opinião, muito mais importantes do que querer tocar música e jogar futebol ao mesmo tempo. Jughead não tem onde morar, tem um pai alcoólatra e uma mãe ausente. De todos da turma, Jug é quem está mais sozinho. Você vê ele reclamando ou chorando pelos cantos? Não. Ele ajuda os amigos a lidarem com as questões na vida deles. Já Archie está todo episódio em uma crise existencial, sendo que tem o melhor pai da série e todas as oportunidades do mundo.

6) Jughead é mais bonito que o Archie. 

CW/Divulgação

Pronto, falei. Não que beleza seja uma qualidade que determine ser melhor ou pior, mas vamos concordar que um sorriso do Jughead vale por mais do que mil cenas do Archie sem camisa. Jug é mais perto da realidade, é mais carismático e parece ser mais presente do que Archie. O ruivo é bem artificial e pouco expressivo.

Concorda comigo? Tem uma visão diferente? Então, deixa seu comentário ou vem conversar sobre séries comigo também no Instagram @priharumi | Twitter @priharumi

Publicidade