5 indicações de livros young adult para você se desconetar do mundo

Separamos algumas histórias que vão te prender do começo ao fim

Por Anny Caroline Guerrera 4 out 2021, 18h26

Quem não ama encontrar um livro com uma história que faz você esquecer do mundo e passar horas viajando através das páginas? Melhor ainda quando os enredos contam com uma boa dose de romance adolescente. Pensando nisso, a CH preparou uma lista com 5 indicações young adult para você colocar na TBR.

10 dates surpresa, Ashley Elston

Uma história muito leve e engraçada para você se divertir. O livro vai acompanhar Sophie, uma garota que acaba de passar por um término complicado e embarca em uma série de encontros às cegas organizados por sua animada família. Compre aqui.

Sinopse: Sophie planejava aproveitar as férias de fim de ano para ter uma folga de seus pais e passar mais tempo com seu namorado – ela só não esperava que ele quisesse uma folga dela. De coração partido, ela corre para a casa dos avós, onde sua grande família italiana já está reunida para as festas. E é lá que sua Nonna bola um plano para fazê-la seguir em frente: a família deve arranjar dez encontros às cegas para a garota. De dates legais e engraçados aos verdadeiramente bizarros, Sophie passa a entender melhor quem realmente é, e que nem sempre o que achamos querer é o melhor para nós…

Você Tem A Vida Inteira, Lucas Rocha

O livro brasileiro entrega uma leitura leve e divertida para falar sobre o vírus HIV. Contado a partir de três pontos de vista diferentes, a obra vai acompanhar a história de Ian, Victor e Henrique em uma narrativa fluida e cheia de referências à cultura pop (indo desde Lady Gaga até Game Of Thrones). Compre aqui.

Sinopse: O que fazer quando você recebe um diagnóstico que vai mudar toda sua vida? Você tem a vida inteira é sensível e honesto sobre um assunto que ainda é um grande tabu. As vidas de Ian, Victor e Henrique são entrecortadas pelo diagnóstico do HIV. Victor fica inseguro ao descobrir que Henrique, com quem está começando uma relação, é soropositivo e resolve fazer um teste, mesmo que os dois só tenham transado com camisinha. Logo depois de um resultado negativo, ele conhece Ian, um universitário como ele que acabou de receber uma notícia que pode mudar sua vida. No impulso de ajudar o garoto, Henrique entrelaça os destinos dos três.

Amor & Sorte, Jenna Evans Welch

Se você quer viajar através das páginas dos livros, prepare-se para conhecer a Irlanda através de Addie. A trilogia Amor &, de Jenna Evans Welch, são ótimas para você se sentir no lugar em que a história acontece. O segundo livro da série conta a história de Addie (a melhor amiga de Lina, de Amor & Gelato) se aventurando em uma inesperada viagem de carro pelas estradas irlandesas ao lado de seu irmão e um garoto simpático chamado Rowan. Compre aqui.

Sinopse: Addie está visitando a Irlanda com a família e tentando aproveitar a paisagem verdejante para não pensar em seu coração partido. Porque, assim que voltar aos Estados Unidos, ela vai ter que enfrentar as consequências do fim terrível de seu romance de verão. Até lá, só quer relaxar enquanto os pais não descobrem o que aconteceu. Mas Ian, seu irmão mais velho, sabe de tudo e não a deixa em paz. Agora os dois, que sempre foram próximos, não param de brigar. Tudo muda quando Addie descobre que Ian também está guardando segredos. Depois de uma série de imprevistos, em vez de ir visitar Lina, sua melhor amiga, na Itália, Addie se junta ao irmão em uma inesperada viagem de carro. O motorista é Rowan, um irlandês simpático (e bonitinho) que dirige, feito um louco, uma lata-velha apelidada de Trevo. Nessas circunstâncias nada favoráveis, Addie conta apenas com um guia de viagem roubado da biblioteca do hotel, Irlanda para corações partidos, e torce para que os conselhos do livro realmente funcionem. Se a Ilha Esmeralda der tanta sorte quanto dizem, talvez ela consiga fazer as pazes com o irmão e, quem sabe, se apaixonar de novo.

Continua após a publicidade

+ Amor & Sorte: Jenna Evans Welch fala sobre inspirações para o novo livro

Montagem com foto de Jenna Evans Welch e as capas dos livros Amor & Gelato e Amor & Sorte em um fundo em tons de rosa e laranja com estrelas amarelas como decoração
Jenna Evans Welch conversou com a CAPRICHO sobre seus livros Amor & Gelato e Amor & Sorte @jennaevanswelch/Intrinseca/Reprodução

Lendários, Tracy Deonn

Recentemente, a CH conversou com a autora Tracy Deonn sobre o livro de fantasia Lendários, que fala sobre questões como luto, racismo, ancestralidade e privilégios. A obra acomapanha a jovem Bree, uma jovem que acaba de perder a mãe. Logo, ela decide se afastar das lembranças e se matricula em um programa para alunos de excelência acadêmica. Só que não demora muito para a adolescente descobrir os Lendários, um grupo de alunos que faz parte de uma ordem milenar formada por descendentes dos Cavaleiros da Távola Redonda e do rei Arthur. Compre aqui.

Sinopse: Partir parecia a fuga perfeita para Bree Matthews. Na verdade, a única fuga possível. Após perder a mãe, tudo que a menina de dezesseis anos quer é se manter longe das lembranças e das palavras carregadas de ressentimento na última discussão que tiveram. Por isso, Bree decide entrar em um programa da Universidade da Carolina do Norte para estudantes de excelência acadêmica. Um novo começo, distante da pessoa que ela era antes de tudo desmoronar. Mas então, em seu primeiro dia no novo lar, Bree vê um demônio, e essa descoberta aterrorizante a conduzirá até os Lendários, membros de uma ordem secreta formada por descendentes dos cavaleiros da Távola Redonda do rei Arthur, jovens responsáveis por caçar e destruir essas criaturas demoníacas e proteger a humanidade.

Selfie de Tracy Deonn, autora do livro Lendários, segurando a versão da obra em inglês; ela sorri levemente e está usando óculos e batom vermelho; estrelas amarelas decoram a imagem
Tracy Deonn, autora do livro Lendários @tracydeonn/Instagram/Reprodução

O Sol Também É Uma Estrela, Nicola Yoon

Se você gosta de livros com adaptações, O Sol Também É Uma Estrela conta com um filme incrível para você aproveitar depois da leitura. A história se passa um dia decisivo da vida de Natasha e Daniel, que são unidos pelo destino, apesar da garota não acreditar tanto nessas coisas… Compre aqui.

Sinopse: Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.

Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.

O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?

Daniel e Natasha, de O Sol Também É Uma Estrela, no metrô de Nova York; ele usa um terno cinza com camisa branca e segura a mochila preta no colo; ela usa uma camiseta cinza; os dois estão sentados nas cadeiras do vagão com um mapa na parede; Natasha está apoiada no ombro de Daniel e os dois estão com as cabeças encostadas e sorriem levemente olhando para frente
Daniel e Natasha, de O Sol Também É Uma Estrela, no metrô de Nova York Atsushi Nishijima/Warner Bros.

Atualizou a lista de leituras?

Continua após a publicidade
Publicidade