Continua após publicidade

12ª Mostra de Cinema Coreano celebrará os 60 anos da imigração no Brasil

O festival acontece entre novembro e dezembro, com filmes e curta-metragens sobre a vida e cultura do povo coreano

Por Gustavo Balducci 25 nov 2023, 10h34

Para celebrar os 60 anos da imigração coreana no Brasil, o Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) preparou uma lista incrível de filmes e curta-metragens especiais para a 12ª Mostra de Cinema Coreano.

A edição de 2023 acontece na cidade de São Paulo e conta com 10 longas e 20 curtas-metragens, com exibições no Museu da Imigração (dias 25 e 26 de novembro e 2 e 3 de dezembro), Museu da Imagem e do Som (de 28 de novembro a 3 de dezembro) e Petra Belas Artes (dias 30 de novembro e 6 de dezembro).

Na lista, histórias que abordam a vida dos imigrantes coreanos, tanto no passado como no presente, incluindo aqueles que viveram ou continuam morando na Coreia do Sul. O evento também terá rodas de bate-papo com alguns diretores, como o americano-coreano Joseph Juhn, dos filmes Jeronimo e Choson, o diretor suíço-coreano Shin Hae-sup, dos filmes Anna’s Comrade e Forgotten Familiarity, e as brasileiro-coreanas Paula Kim, Kyu-seok Lee e Lira Kim.

Três destaques para assistir na 12ª Mostra de Cinema Coreano:

Jeronimo (2019), de Joseph Juhn
O documentário narra a jornada de Jerónimo Lim Kim, filho de imigrantes coreanos, libertos da servidão contratada no México do início do século XX, que junta-se à Revolução Cubana com o seu colega de faculdade de direito, Fidel Castro, até redescobrir as suas raízes étnicas e, posteriormente, dedicar sua vida para reconstruir sua identidade coreana-cubana.

Continua após a publicidade

Diário de viagem (2020), de Paula Kim
Após um curto programa de intercâmbio em Dublin, Liz, de 13 anos, desenvolve anorexia nervosa. Tendo um diário com uma borboleta azul na capa como seu único confidente, como ela encontrará esperança?

Smoking Tigers (2023), de So Young Shelly Yo
Acompanha Hayoung, uma solitária garota coreana-americana de 16 anos que tenta esconder sua família problemática e sua origem de baixa renda de seus novos amigos ricos, apenas para descobrir as lutas da vida adulta que moldarão sua vida para sempre.

Continua após a publicidade

A programação completa da mostra você confere nas redes sociais do CCCB:

View this post on Instagram

A post shared by Centro Cultural Coreano Brasil (@kccbrazil)

Publicidade