Sua profissão: Medicina
Medicina ainda é o curso mais disputado do país. Depois de ralar para entrar na faculdade, você ainda terá que estudar muito para se formar e, depois, fazer a residência. Tanto estudo pode até comprometer sua vida social. Mas quem faz garante que vale a pena!
O que faz: cuida da saúde das pessoas ? para tratar ou prevenir machucados e doenças ou para ajudar os pacientes a viver
melhor com elas.
Na carteira**: pelo menos R$ 2 100 por 20 horas semanais.
Na faculdade: no mínimo seis anos.
Há vida fora da sala
?O curso de medicina é integral. Mas, se você for organizada, dá pra fazer bastante coisa fora do horário de aula. Dentro do campus, há um monte de atividades! A biblioteca fica aberta até as 23 horas e vários dos livros que usamos são encontrados lá. Também tem palestras, algumas de noite e outras nos fins de semana.?
Miquelline Almeida, 21 anos, está no quarto semestre na Unicamp
Dói no médico também
?A gente sofre quando perde um paciente. Às vezes, nos apegamos a uma pessoa porque a acompanhamos mais ou ela é parecida com alguém da sua família ou tem uma idade próxima da sua. É sempre difícil, mas, com o tempo, você cria mecanismos de defesa. Você
consegue driblar essa situação conversando com os amigos, com a família ou com os colegas de profissão.?
Milena dos Reis, 31 anos, médica do Hospital das Clínicas de São Paulo
Quem faz gosta porque…
?É muito bom poder aliviar o sofrimento de alguém, ver o paciente voltar curado e feliz, com o tratamento que você deu. Também é muito legal conhecer pessoas novas e se sentir desafiada todos os dias. Além disso, é uma ciência em movimento, sempre teremos coisas novas para aprender. Dependendo da área, você tem a oportunidade de ser seu próprio chefe, e decidir o quanto quer trabalhar.?
Thais Bello, 26 anos, residente do Hospital das Clínicas de São Paulo
** Valor estipulado para o mercado de trabalho em São Paulo
Ainda está em dúvida? Saiba mais sobre essa profissão!