Sua profissão: Jornalismo

Jornalismo é uma profissão superdinâmica. Quem escolher esse curso deve gostar de ler e escrever e estar sempre ligada em tudo que acontece. Além do trabalho nas redações, rolam assessoria de imprensa e comunicação organizacional, em empresas.

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2016, 00h02 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

O que faz: apura e divulga informações em diferentes veículos. Em empresas ou no serviço público, faz a comunicação interna e cuida da relação com a mídia.

Na carteira**: pelo menos R$ 1 800.

Na faculdade: no mínimo quatro anos.

Não precisa saber tudo

?Não é necessário que o jornalista seja um especialista para escrever desse ou daquele assunto. Basta que procure saber mais por meio de outros profissionais. Em relação a cursos complementares, idiomas são fundamentais e o inglês já se tornou uma coisa básica. Então, é preciso estudar outras línguas e estar sempre se especializando para conseguir o tão almejado e valorizado diferencial.?

Adriana Moreira, 21 anos, está no sexto semestre da PUC-SP

Tem panelinha

?Quando comecei a trabalhar na área, percebi que o salário ainda é um assunto difícil. Na maioria das vezes, a remuneração é baixa ou a empresa não contrata com a documentação correta, portanto fica difícil criar a estabilidade. Outro defeito são as panelinhas. Em algumas áreas, se você não conhece alguém, aquela vaga tão sonhada fica mais distante.?

Continua após a publicidade

Andréia Giusti, 23 anos, repórter freelancer

Quem faz gosta porque…

?Os pontos positivos de ser jornalista são a falta de rotina e a possibilidade de transitar em mundos tão diferentes. Uma repórter pode estar um dia na favela e, no outro, na Daslu! Portanto, é importante estar aberta a aprender e conhecer coisas novas.?

Sandra Soares, 34 anos, editora de comportamento da revista Gloss

** Valor estipulado para o mercado de trabalho em São Paulo

Ainda está em dúvida? Saiba mais sobre essa profissão!

Continua após a publicidade
Publicidade