Sua profissão: Arquitetura
Arquitetura mistura disciplinas da área de exatas com as de humanas. Uma das matérias-primas da arquiteta é a criatividade! Mas não adianta ter boas idéias se não tiver paciência para estudar os materiais e as novas tecnologias de construção.
O que faz: projeta casas e edifícios e planeja espaços para que fiquem confortáveis, bonitos e funcionais. Escolhe materiais que serão usados nas obras e supervisiona construções.
Na carteira**: no mínimo R$ 2 490.
Na faculdade: pelo menos cinco anos.
Na velocidade das novidades
?Quando eu me formei, ainda se usavam pranchetas, papel vegetal, tinta nanquim e uma série de instrumentos que parecem pré-históricos. E olha que nem faz tanto tempo assim! Hoje, as novas tecnologias e o surgimento de novos conceitos, como o da sustentabilidade das construções, avançam em ritmo acelerado. É um grande desafio se manter informado sempre.?
Priscila Araújo, 35 anos, coordenadora de projetos da GPA & A
Para poucos?
?Não é fácil ter idéias criativas e práticas, que possam ser levadas adiante e sair do papel. É um desafio! Um ponto negativo é a desvalorização do trabalho do arquiteto por grande parte da sociedade, que muitas vezes acha que ele é elitista, caro e desnecessário.?
Giselle Teixeira, 21 anos, está no terceiro semestre da UFMG
Quem faz gosta porque…
?Você sempre está criando. O seu dia a dia é cheio de imprevistos, surpresas, desafios. Não tem monotonia! É uma área onde você tem contato com pessoas e tem que ter muito jogo de cintura para lidar com chefe, cliente, fornecedores. Você tem que interagir o tempo todo, até para vender o seu projeto.?
Diana Fan, 24 anos, trabalha no MCAA Arquitetos
** Valor estipulado para o mercado de trabalho em São Paulo
Está em dúvida? Vem aí a 3ª Feira do Guia do Estudante. Não perca!