JK Rowling ou Stephenie Meyer: Qual delas criou o maior fenômeno?

As séries de livros "Harry Potter" e "Crepúsculo" são o maior sucesso, mas qual delas conseguiu decolar mais? A CAPRICHO colocou os dois fenômenos frente a frente!

Vendas

JK Rowling

A série que conta as histórias do bruxo Harry Potter já vendeu mais de 325 milhões de exemplares no mundo todo. Graças ao dinheiro ganho com essas vendas, a autora se tornou a primeira pessoa a ficar bilionária escrevendo livros.

Stephenie Meyer

A saga do amor proibido entre uma humana e um vampiro, contada nos livros da série Crepúsculo também venderam muito, mas, até agora, ainda bem menos que os de HP: 70 milhões de cópias mundo afora.

Cinema

JK Rowling

Todas as adaptações de HP foram muito bem recebidas pelo público. Para ter uma ideia, a versão pra telona de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, lançada em 2004, rendeu quase 800 milhões de dólares e foi a pior colocada da série! Já a melhor, Harry Potter e a Pedra Filosofal, é o 5º filme mais visto de todos os tempos.

Stephenie Meyer

O filme sobre Edward e Bella foi um sucesso de bilheterias, claro. Mas rendeu cerca de 380 milhões dólares, bem menos que qualquer HP. Crepúsculo tem, até o momento, a 120ª maior bilheteria de todos os tempos.

Romance

JK Rowling

Os livros de Harry Potter têm muitas coisas: aventura, magia, emoção, etc. Mas salvo algumas poucos casos de amor, as histórias deixam a desejar quando o assunto é paixão.

Stephenie Meyer

Um dos grandes ? e talvez até o maior ? mérito de Meyer foi ter criado um cara praticamente perfeito e o sonho de muitas garotas. Edward Cullen é a versão moderna de um príncipe encantado e história de amor entre ele e Bella fez muita gente chorar.

Versatilidade

JK Rowling

Fiel ao universo que criou, a autora inglesa lançou três livros fora os sete Harry Potter: Animais Fantásticos e Onde Habitam, Quadribol Através dos Séculos e Os Contos de Beedle, o Bardo todos relacionados ao mundo do famoso bruxo.

Stephenie Meyer

Fora os quatro livros da série Crepúsculo, Stephenie tem outras duas obras publicadas: um conto na coletânea Formaturas Informais e o livro The Host, lançando em maio de 2008, onde a autora ousa mais e investe na ficção científica.

Reconhecimento

JK Rowling

A inglesa ganhou tantos prêmios, que, depois de ser tri-campeã do Smarties Prize, chegou a abrir mão da disputa do prêmio. Entre os diversos recordes da autora está o fato de HP e o Enigma do Príncipe estar no Livro dos Recordes como livro vendido mais rápido da história.

Stephenie Meyer

Graças ao sucesso de Crepúsculo, Stephenie ganhou pelo menos três importantes prêmios literários, entre eles um do jornal New York Times. Ano passado, a americana ainda levou um prêmio na terra de J. K., o British Book Award, batendo o livro da colega, Os Contos de Beedle, O Bardo.

Vencedora: Adoramos a Stephenie, mas o impacto do fenômeno Harry Potter de J.K Rowling ainda é maior que Crepúsculo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s