YouTuber recupera a memória que havia perdido após crise de ansiedade
"Saí pelo quarto andando, falando as coisas(...) Parece que alguma coisa em mim ligou", comemorou Biel Vaz em relato
No ano passado, o YouTuber Biel Vaz, do canal de comportamento Tuy e Biel, que possui mais de um milhão de inscritos, foi diagnosticado com amnésia dissociativa após ter uma crise de ansiedade, perdendo a memória dos últimos 10 anos. Na última quinta-feira, 18, uma boa notícia foi dada: através de uma live, Biel e Tuy Possato, sua namorada, revelaram que a memória do YouTuber voltou quase 100%!
“Eu perdi tudo, esse processo de perder tudo foi um processo muito dolorido” contou o rapaz que, após uma conversa com a namorada na semana passada, começou a recuperar grande parte da memória. “Eu já estava entre 60% e 70%, mas fiquei um período sem ter melhora e hoje aconteceu isso”, revelou. Tuy completou que, apesar de Biel não se lembrar de alguns nomes e coisas do tipo, ele lembra da linha do tempo da sua vida, e de fatos e nomes de pessoas importantes. “Antes eu não tinha a ordem dos fatos, e isso era muito chato”, disse o YouTuber.
Logo após a crise de ansiedade, nos primeiros dias, Biel não conseguia se lembrar dos sentimentos que nutria por Tuy, sua companheira. Sobre o que desencadeou o episódio, o jovem acredita que tenha sido uma série de fatores. “Uma das coisas que fez eu perder a memória foi que eu estava pisando na bola com a Tuy, é uma situação delicada que eu não estava conseguindo lidar. Um problema íntimo nosso que não quero abrir aqui(…) Sem contar todo o restante, faculdade, TCC”, explica.
“Perder a memória não é tipo deixar a chave do carro onde você não sabe. Porque quando você perde um chave, tem algo para procurar. Quando você perde a memória, é como se não existisse a chave, não existe algo para procurar” contextualiza o criador de conteúdo.
A ansiedade é um das principais causas da perda de memória entre jovens, que tende a voltar durante o tratamento para o controle do quadro. Biel contou que uma das coisas coisas mais difíceis foi a incompreensão que existe sobre o tema. Tuy disse que entende que muitas pessoas não saibam o que Biel estava vivendo, mas que o mínimo é ter respeito. Durante os últimos meses, o YouTuber procurou outras pessoas que passaram pela mesma situação que ele. “Conheci uma moça de Nova York e me vi no relato dela”, compartilhou.
“A sensação de recuperar a memória foi de euforia. Saí pelo quarto andando, falando as coisas(…) Parece que alguma coisa em mim ligou, seja de lá onde que isso veio“, concluiu o YouTuber.