WhatsApp está criptografando algumas conversas. Mas o que isso quer dizer?
A criptografia ponta-a-ponta está sendo testada aos poucos. Saiba o que isso significa.
Alguns usuários do WhatsApp receberam uma notificação avisando que algumas conversas passariam a ser criptografadas. “As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia ponta-a-ponta”, avisa o aplicativo. Mas o que isso realmente significa?
Em primeiro lugar, você precisa saber que suas mensagens sempre foram protegidas de alguma forma pelo aplicativo, para a empresa evitar problemas com a Justiça, caso acontecesse algum vazamento criminoso e/ou compartilhamento de imagens íntimas, por exemplo. Entretanto, a partir de agora, a criptografia será ponta-a-ponta. Ou seja, só você e determinado contato poderão ver as mensagens que estarão trocando. “Diferente da criptografia tradicional, a de ponta-a-ponta assegura que somente você e a pessoa com que você está se comunicando podem ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp(…) Assim como suas mensagens, a Chamada do WhatsApp é criptografada de ponta-a-ponta, logo oWhatsApp ou terceiros não poderão ouvi-las”, informa a empresa.
Por enquanto, a nova tecnologia está sendo testada apenas em algumas conversas e disponibilizada para alguns usuários de smartphones. O principal intuito é deixar claro para os usuários que as conversas são sigilosas, caso alguns ainda não saibam ou não acreditem nisso, e evitar problemas de vazamentos e quebras de sigilo em investigações judiciais. Ou seja, mesmo que fosse pressionado, o WhatsApp não poderia liberar nenhum “documento” do investigado, por exemplo, porque não teria acesso a ele.
Algumas pessoas são a favor da implantação da nova tecnologia, outras, porém, acham que em alguns casos é preciso que haja quebra de sigilo, como, por exemplo, em casos de conversas por Whats entre terroristas. A criptografia ponta-a-ponta é ativada automaticamente.