WhatsApp deve lançar recurso de transcrever áudios automaticamente

O App está desenvolvendo uma ferramenta capaz de transformar mensagens de voz em texto, entrega portal de tecnologia

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 13 set 2021, 16h26 - Publicado em 13 set 2021, 16h25

Se você, assim como muitos usuários do WhatsApp, não gosta de receber mensagens de voz, saiba que logo esse problema pode acabar. De acordo com o portal WABetaInfo, o aplicativo está trabalhando em uma função nativa capaz de transcrever o conteúdo dos áudios automaticamente. 

Duas pessoas seguram celulares e ao fundo está parede com o logo do Whatsapp
Reprodução/Reprodução

Segundo o site, a função já está sendo testada em aparelhos com iOS, mas ainda não foi disponibilizada aos usuários. A transcrição deve ocorrer diretamente no aparelho do usuário, com a ajuda do sistema de reconhecimento de fala disponível nos celulares da Apple. Assim, a ferramenta não precisará dos servidores do Facebook para funcionar e nem acessar o conteúdo das conversas. Não se sabe se a novidade estará disponível para aparelhos com outros sistemas operacionais e quanto deve levará para ser lançada.

Duas telas de conversa no Whatsapp
WABetaInfo/Getty Images

A ferramenta deve funcionar da seguinte forma: primeiro, o usuário precisará permitir que o aplicativo use o reconhecimento de voz do seu aparelho. Em seguida, será possível visualizar a tela “Transcrição” e lá estarão os áudios em formato de texto. Não será necessário repetir o processo toda vez que quiser acessar o conteúdo de uma mensagem de voz, o texto ficará salvo.

  • O site especializado também apontou que outras novidades esperadas devem acontecer em breve, como a possibilidade de esconder o visto por último de apenas alguns contatos e a de fazer buscas no chat por data.

    O que você achou da novidade? Vai usar? 

    Continua após a publicidade
    Publicidade