Você sabe quando foi criado o primeiro emoji e como ele era? Descubra!

Bem diferentes do que são hoje, as primeiras figuras para celular foram criadas nos anos 90

Por Isabella Otto Atualizado em 17 jul 2020, 21h52 - Publicado em 17 jul 2020, 14h00

Fala a verdade, vai? O que seria da sua vida online sem os emojis? Ou sem os stickers, que nada mais são que uma versão power dos tradicionais desenhos. Nesta sexta-feira (17/7), é celebrado o Dia Mundial do Emoji, e você sabe dizer quando o primeiro foi criado? 3, 2, 1… Valendo!

De acordo com a linha do tempo oficial do Emoji, criada pelo jornalista Daniel Hånberg Alonso, os primeiros emojis foram lançados em 1997, mais precisamento no dia 1º de novembro. Com o nome de U+1F4A9 PILE OF POO, o pacote foi desenvolvido pela empresa SoftBank, na época conhecida como J-Phone, para o modelo de celular SkyWalker DP-211SW. Eram 90 imagens preto e branco que deixavam as conversas online mais informais. Eles eram deste jeito:

Softbank/Emojipedia/Reprodução

Muitos especialistas, contudo, só consideram que os primeiros emojis foram criados em 1999, pelo designer japonês Shigetaka Kurita, que, na época, trabalhava em uma famosa empresa de telefonia móvel chamada NTTDoComo. Isso porque a aparência deles era mais parecida com a dos desenhos de hoje, já coloridos e criados para facilitar a comunicação entre jovens.

  •  

    Foram desenvolvidos 176 ícones, entre eles alguns dos mais usados atualmente, como o coração vermelho, o Sol, os símbolos do zodíaco e a máquina fotográfica. “Pra frentex” o Sr. Kurita, né? Esta era a aparência deles:

    Shigetaka Kurita/NTT DoCoMo/Reprodução

    Com o tempo, as figuras foram ganhando designs mais modernos, sendo adotadas por novas plataformas e ganhando fama também entre os mais velhos, que, cá entre nós, hoje usam os emojis como ninguém!

    Legal, né? Você já sabia disso? Qual é seu emoji preferido?

    Continua após a publicidade
    Publicidade