Você sabe qual é a idade das Princesas da Disney?

Certas idades podem ser bem difíceis de engolir, mas é interessante ter esse novo olhar quando for assistir às nossas princesas favoritas!

Por Isabella Otto 4 set 2020, 12h34

A Jasmine dá uma volta em um tapete mágico, a Branca de Neve se hospeda em uma casa com sete anões, a Mulan vai para a guerra. Cada Princesa da Disney tem suas particularidades e suas histórias, mas algumas coisas se mantêm constantes, como o fato de elas encontrarem seus respectivos parceiros na narrativa. Com o passar do tempo, os contos de fadas foram naturalmente se tornando mais atuais, com adaptações e até com lançamentos mais empoderados. Os Príncipes Encantados já não eram mais fundamentais para a trama. É difícil, contudo, acreditar que algumas personagens são tão jovens quanto a Disney sugere.

Branca de Neve bem esposa. Divulgação/Divulgação

Veja, por exemplo, a Branca de Neve, a caçula da turma. Com apenas 14 anos, ela se embrenha na floresta, é quase morta por um caçador, divide uma casa com outros 7 homens, faz as tarefas domésticas, é envenenada e salva pelo beijo do amor verdadeiro. É uma lista e tanto para alguém que acaba de chegar à adolescência! Ela é considerada a primeira princesa dos clássicos, tendo ganhado vida em 1938. A Branca de Neve representa em muitos aspectos os costumes da época, desde o jeito de se vestir até o de se portar, como acontece com as outras personagens. Nos anos 30, era comum que as meninas aprendessem tarefas do lar para se tornarem “esposas perfeitas”. Seguir uma profissão era algo bastante utópico, pra não falar proibido. Pode parecer estranho hoje pensar que a princesa de 14 anos tenha apenas essa idade e já seja retratada como na imagem acima, mas, na época, não era assim tão surreal.

  •  

    Agora vamos para Agrabah, analisar a Jasmine. Muitos defendem que a personagem foi hipersexualizada na animação original de 1992, principalmente nas cenas em que ela interage com o vilão Jafar, claramente muito mais velho que ela. Qual é a idade da Jasmine, afinal? 15 anos. Esses questionamentos foram suavizados no live action lançado em 2019, mas simplesmente porque a personagem parece ser ainda mais velha do que é. Realmente, assistir ao filme tendo consciência de que a futura sultana é uma adolescente recém-debutada pode tornar algumas coisas bem menos convincentes…

    Jasmine na animação e no live action, interpretada pela incrível Naomi Scott. A atriz tem 26 anos. Divulgação/Divulgação

    Das arábias diretamente para o fundo do mar, Ariel tem 16 anos. No clássico de 1989, a sereia, cujo título da animação deixa claro que é pequena (e não de tamanho), perde sua voz em um pacto com Úrsula para se tornar humana e ir atrás de seu grande amor (ou, se preferir, de um macho). Com 16 anos. Isso mesmo. Tudo bem que na adolescência os hormônios ficam mais à flor da pele e a gente tende a viver tudo com mais intensidade, mas soa um pouco preocupante pensar que Ariel tomou certas atitudes com a idade que tinha – lembrando que, no final da animação, Ariel se casa com Eric.

    Ari, o primeiro amor é intenso, mas você tem só 16, amiga. Vai com calma! Reprodução/Reprodução

    As Princesas da Disney mais velhas são Cinderela e Tiana, ambas com 19 anos. Pocahontas e Rapunzel vêm na sequência, com 18, seguidas de Bela, com 17 anos de idade. Aurora, Mulan e Merida têm 16. No caso de Mulan e Merida, apesar de ser bastante surreal elas terem vivido o que viveram com essa idade – mais, ei, conto de fadas, né? -, as atitudes tomadas causam menos desconforto, já que passam uma mensagem de que você pode ser uma garota bad ass, corajosa e determinada em qualquer idade. Relacionamentos amorosos são um detalhe. Como diriam os Jonas Brothers, there’s more to life than just to live… e ditar comportamentos e todo um futuro em função de garotos. Hold on, princesas!

  • Continua após a publicidade
    Publicidade