Você sabe o que significa “Hakuna Matata”?

Se você ainda não sabe o que é essa filosofia, já passou da hora de conhecer...

Por Amanda Oliveira Atualizado em 18 jul 2019, 19h50 - Publicado em 18 jul 2019, 17h09

Você pode não ter visto O Rei Leão ainda, mas com certeza já deve ter ouvido falar sobre uma expressão chamada “Hakuna Matata”. Esse termo ficou muito conhecido após o lançamento da animação, em 1994. Mas você sabia que ele já existia antes? Será que você conhece a história por trás dessa filosofia?

Giphy/Reprodução

“Hakuna Matata”, na verdade, é uma expressão de um idioma chamado suaíli, que é falado em algumas regiões da África Oriental, como Quênia, Tanzânia, Uganda e Congo. Em tradução livre, “Hakuna” significa “não há” e Matata quer dizer “problemas”. Ou seja, é uma expressão usada para dizer que não há problemas, com o sentido de “está tudo ótimo”.

  • “Os seus problemas você deve esquecer. Isso é viver, é aprender. Hakuna Matata!”, diz um trecho da música do filme que fala sobre o assunto. Ela é apresentada pela Disney como uma filosofia repleta de otimismo e gratidão, mas na vida real é apenas uma expressão do dia a dia.

    Em O Rei Leão, a filosofia aparece quando Timão e Pumba ensinam a expressão para Simba deixar de se preocupar tanto e começar a aproveitar melhor cada momento da vida, apreciando a beleza de tudo. Olha só a cena da animação:

    Está se sentindo triste por algum motivo? Lembre-se: “Hakuna Matata”!

    Continua após a publicidade
    Publicidade