Continua após publicidade

Você sabe o que é Mindfulness e como a prática pode te ajudar em 2019?

A técnica de meditação auxilia a aumentar o foco, manter a mente no presente e a diminuir a ansiedade

Por Thais Varela Atualizado em 22 dez 2018, 10h06 - Publicado em 22 dez 2018, 10h06

A rotina superatribulada, cobranças crescendo na escola e em casa, comparações geradas pelas redes sociais… Cada vez mais surgem motivos que aumentam a ansiedade e sentimentos como angústia e preocupações. Esse tipo de sensação não faz nada bem para a nossa saúde mental e pode levar a quadros preocupantes, como a depressão. Por isso, cuidar do nosso psicológico é tão importante e deve ser uma prioridade no dia a dia. Para ajudar nessa tarefa, uma técnica de exercícios para a mente que está fazendo sucesso pode ser uma ótima alternativa, o Mindfulness.

martin-dn/Getty Images

A prática, que teve origem na meditação budista, tem como princípio a consciência plena no aqui e agora. A ideia é fazer exercícios de respiração e de foco, que ajudam a manter a atenção no presente – e não em preocupações com o futuro ou problemas que já passaram. Além de auxiliar no relaxamento e a lidar com nossas emoções, essa técnica também faz com que as atitudes e decisões sejam tomadas com mais clareza, pode contribuir para aumentar a concentração nas tarefas e até melhorar as relações sociais, afinal, nos deixa mais conscientes sobre o outro.

Que tal começar 2019 se preocupando mais com a sua saúde mental e separando um tempo do seu dia para se cuidar? O Mindfulness pode ser praticado em qualquer situação. Seja tomando banho, sentada na cama com os olhos fechados ou até caminhando para a escola.

O ponto de partida para fazer esse treinamento com a mente é observar com atenção plena o que está ao seu redor. Repare nas sensações que o seu corpo tem, na sua respiração e até os pensamentos que vêm à sua mente, mas sempre sem julgá-los. Com o tempo, esse despertar para os detalhes vai ficando mais fácil e a sua atenção mais focada no que você está vivendo no momento.

 

Giphy/Reprodução

Treinar a sua mente para estar mais atenta à situações do presente ajuda a evitar as divagações e preocupações que acabam gerando ansiedade, além de facilitar na concentração para resolver os problemas. A calma e o equilíbrio são os melhores caminhos para o bem-estar.

Bora testar?

Publicidade