Usamos um celular sem internet por uma semana e te contamos como foi

Dá para sobreviver sem um aparelho com 4G, Wi-fi e aplicativos em pleno 2021, mas nem de longe é tão simples quanto parece... E não por causa das redes!

Por Da Redação Atualizado em 28 Maio 2021, 19h44 - Publicado em 30 Maio 2021, 10h07
Ao centro, modelo usa cropped azul de manga comprida. Ela está com uma das mãos na cintura, sorrindo. De um lado, a frase
Marisa/Divulgação

Segundo dados da Infobase Interativa, 64% dos jovens estão dando uma pausa nas redes sociais, mesmo que temporariamente. O aplicativo que mais desperta essa vontade de ficar off-line é o Instagram, citado como aquele que mais afeta a autoestima dos adolescentes. Mas será que é possível viver em pleno 2021 com um celular sem internet?

Montagem com fotos de uma menina usando um celular antigo, dos anos 2000, depois ela aparece meditando e com cara de desesperada
Isabella Otto/CAPRICHO

Sabemos que sim, afinal essa é a realidade de cerca de 46 milhões de brasileiros, que não possuem acesso à internet, como aponta o IBGE. Na maioria dos casos, a questão é geografia, vivendo essas pessoas em zonas, normalmente rurais, onde a rede ainda não chegou. Só que essa questão afeta outras, que desemboca em todo um problema social, cultural e econômico.

A Isa Otto, nossa editora de comportamento, aposentou seu Android cheio de aplicativos que davam certo praticidade ao seu dia a dia e usou durante uma semana um Nokia 110, inspirado em um modelo de aparelho que fez muito sucesso nos anos 2000. Nele, apenas SMS, ligações e o jogo da cobrinha. Como será que foi esse Detox Digital? Breve, mas poderoso e significativo.

Aliás, ela gravou um diário para compartilhar seus momentos de altos e baixos, e suas conclusões desse laboratório. Olha só:

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

Continua após a publicidade
Publicidade