Continua após publicidade

Usamos um celular sem internet por uma semana e te contamos como foi

Dá para sobreviver sem um aparelho com 4G, Wi-fi e aplicativos em pleno 2021, mas nem de longe é tão simples quanto parece... E não por causa das redes!

Por Da Redação 30 Maio 2021, 10h07
Ao centro, modelo usa cropped azul de manga comprida. Ela está com uma das mãos na cintura, sorrindo. De um lado, a frase
Marisa/Divulgação

Segundo dados da Infobase Interativa, 64% dos jovens estão dando uma pausa nas redes sociais, mesmo que temporariamente. O aplicativo que mais desperta essa vontade de ficar off-line é o Instagram, citado como aquele que mais afeta a autoestima dos adolescentes. Mas será que é possível viver em pleno 2021 com um celular sem internet?

Montagem com fotos de uma menina usando um celular antigo, dos anos 2000, depois ela aparece meditando e com cara de desesperada
Isabella Otto/CAPRICHO

Sabemos que sim, afinal essa é a realidade de cerca de 46 milhões de brasileiros, que não possuem acesso à internet, como aponta o IBGE. Na maioria dos casos, a questão é geografia, vivendo essas pessoas em zonas, normalmente rurais, onde a rede ainda não chegou. Só que essa questão afeta outras, que desemboca em todo um problema social, cultural e econômico.

Continua após a publicidade

A Isa Otto, nossa editora de comportamento, aposentou seu Android cheio de aplicativos que davam certo praticidade ao seu dia a dia e usou durante uma semana um Nokia 110, inspirado em um modelo de aparelho que fez muito sucesso nos anos 2000. Nele, apenas SMS, ligações e o jogo da cobrinha. Como será que foi esse Detox Digital? Breve, mas poderoso e significativo.

Aliás, ela gravou um diário para compartilhar seus momentos de altos e baixos, e suas conclusões desse laboratório. Olha só:

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

Continua após a publicidade

Publicidade