Um em cada sete alunos brasileiros já sofreu abuso sexual, aponta pesquisa

Mais de 11 milhões de estudantes foram ouvidos pelo IBGE; a maioria das agressões foi praticada por namorado ou familiar da vítima

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 10 set 2021, 16h52 - Publicado em 10 set 2021, 16h50

Nesta sexta-feira, 10, foram divulgados os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE).A pesquisa revelou que um em cada sete estudantes brasileiros, de 13 a 17 anos, já sofreu algum tipo de violência sexual

Menina usa moletom com capuz e aparece com as duas mãos na frente do rosto, se protegendo
thianchai sitthikongsak/Getty Images

Segundo o estudo, 14,6% dos jovens afirmam ter sido beijados, tocados ou vivenciado situações de exposição do corpo. O percentual entre meninas é o dobro do entre meninos: 20,1% delas passaram por algum tipo de abuso, enquanto o número é de 9% entre eles. Quando questionados sobre estupro, 6,3% afirmaram que já sofreram a violência, sendo a maior parte, novamente, garotas.

Sobre o autor das agressões, 29% respondeu que foi o namorado, 16,4% um familiar e 6,3% o pai ou a mãe. De acordo com o levantamento, foi constatado que casos de violência sexual contra adolescentes são mais frequentes na região Norte do país, principalmente nos estados do Amapá, Pará e Amazonas.

  • Os adolescentes responderam a pesquisa através de um formulário eletrônico e participaram mais de 11,8 milhões de estudantes que estão cursando do 7ºano do ensino fundamental até o 3º do ensino médio.

    Continua após a publicidade
    Publicidade