Saiba sobre o Instagram Lite, versão que ocupa menos espaço no celular

Enquanto o Instagram convencional ocupa 30 MB, o Lite consome apenas 2 MB do seu celular; mas as diferenças não param por aí!

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 15 abr 2021, 09h49 - Publicado em 15 abr 2021, 10h15

Na última quarta-feira, 14, o Instagram disponibilizou para os usuários brasileiros a versão Lite do aplicativo para aparelhos Android. Mais leve, ela ocupa menos espaço e utiliza uma menor quantidade de dados, com melhor velocidade e capacidade de resposta.

A imagem mostra três aparelhos Android exibindo o Instagram Lite
Instagram/Divulgação

O desenvolvimento da novidade, disponibilizada para 170 países em março deste ano, foi resultado de uma pareceria das equipes de engenharia, design, produto e pesquisa do Instagram de Nova York. O resultado foi um App simples, mais leve e que consegue se manter mais rápido. Para se ter uma ideia, enquanto o Instagram pesa 30 MB, a versão Lite soma apenas 2 MB.

Para desenvolver a versão do aplicativo, a empresa considerou as características dos celulares usados para acessar o Instagram, o tipo de banda larga, o plano de dados e o comportamento dos usuários. Apesar da experiência ser semelhante a do Instagram convencional, alguns recursos não estão disponíveis no Lite, para justamente reduzir o tamanho do aplicativo. Entre eles, estão as transmissões ao vivo, o Instagram Shopping e a criação dos Reels – que deve ser liberada somente nos próximos meses. Já conteúdos do IGTV podem ser apenas pré-visualizados, mas isso também deve mudar em breve e o recurso deve ser adicionado, adiantou a empresa em um comunicado oficial.

  • E aí, o que você achou desse lançamento? Acha que o Instagram Lite pode democratizar o acesso ao App?

    Continua após a publicidade
    Publicidade