Continua após publicidade

The Last of Us, Wandinha e mais destinos de viagem baseados em séries

É hora de colocar o pé na estrada e conhecer as inspirações e os sets das produções mais bombadas do momento nos streamings

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 18h59 - Publicado em 6 fev 2023, 13h31
The Last of Us, Wandinha e mais destinos de viagem baseados em séries
Canva/CAPRICHO

Por meio de séries e filmes, nós conseguimos conhecer um pouco mais de cidades e culturas diferentes e até mundos fantásticos. Mas é claro que nada substitui a experiência de ter um contato pessoal com esses destinos que ajudam a contar tantas histórias na ficção, né?

Por isso, o Hurb, empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online no Brasil, nos ajudou a fazer esta seleção com os locais onde se passam algumas das séries mais populares do momento. Além disso, você ainda confere dicas de programas imperdíveis em cada um dos destinos. Partiu?

1. Austin, no Texas, com The Last of Us

Aclamada pelo público e pela crítica, a série de aventura baseada na franquia de videogames homônima teve a melhor estreia na América Latina na HBO. Em um cenário onde a humanidade foi extinta por um fungo, a trama acompanha a saga da jovem Ellie e de Joel.

Lago Lady Bird, em Austin, no Texas
Lago Lady Bird, em Austin, no Texas Grexsys/Getty Images

Grande parte das filmagens foram realizadas no interior do Canadá, na província de Alberta, mas, no game, Austin, no Texas, era a cidade em que Joel, Tommy e Sarah moravam antes da infestação global de Cordyceps.

A cidade é conhecida por ser um destino de música eclética e recebe anualmente dois festivais mundialmente famosos: o Austin City Limits e o South by Southwest, que também traz destaques das indústrias audiovisual e de tecnologia.

A natureza urbana também é um dos grandes atrativos da cidade. Nos parques, destacam-se as cavernas de Inner Space, Longhorn e Natural Bridge Caverns. Entre os lagos, o Lady Bird Lake concentra a maior variedade de atividades, oferecendo caiaque e trilhas à pé ou de bicicleta, além de reunir bares e restaurantes.

Continua após a publicidade

2. Romênia com Wandinha

Na série da Netflix, acompanhamos a mudança de colégio da filha mais velha da Família Addams. Depois de não se adequar às escolas humanas comuns, seus pais a transferem para uma instituição voltada para jovens com poderes sobrenaturais. Principal cenário do seriado, a escola Nevermore fica na fictícia cidade de Jericho. Na realidade, trata-se do Castelo Cantacuzino, na Romênia. Construído no século XX na pequena cidade de Busteni, a 140km da capital Bucareste, o espaço faz parte de um campo de caça aberto para visitação do público.

Castelo de Cantacuzio, em Busteni, na Romania
Castelo de Cantacuzio, em Busteni, na Romania Olimmpiupop/Getty Images

Já as cenas que se passam no interior da escola assustadora não podem ser vistas ali, já que foram gravadas na Casa Niculescu-Dorobantu e na Casa Monteoru, na capital romena. As cenas na estufa, por sua vez, foram gravadas no Jardim Botânico local.

Essa não é a primeira vez que os castelos romenos aparecem na ficção. Acredita-se que o castelo do Drácula, de Bram Stoker, seja na verdade o Castelo de Bran, graças às semelhanças entre a arquitetura de ambos. A aparente inspiração do autor na figura de Vlad Tepes, um cruel conde do país, ajudou a apoiar essa teoria.

Um ponto para entrar em contato com a tradicional cultura camponesa romena no espírito da série sombria é o cemitério Merry Cemetery de Săpânța. Com túmulos enfeitados por ladrilhos coloridos, versos e ilustrações das pessoas ali sepultadas, o espaço homenageia à vida dos que já se foram. Indica-se agendar uma excursão guiada.

O Merry Cemetery Săpânţa, na Romênia
O Merry Cemetery Săpânţa, na Romênia Mihail Oprescu/Getty Images

Se você prefere viajar no inverno, o hotel de gelo da Transilvânia é uma das atrações mais marcantes do país! No condado de Sibiu, o Hotel of Ice conta com capelas, quartos, iglus, restaurantes e bares feitos de gelo e sua temperatura média é de -2ºC. Com sopas quentes e bebidas alcoólicas, a instalação ajuda seus hóspedes a se manterem quentes.

Continua após a publicidade

3. Havaí e Sicília com The White Lotus

Na comédia dramática, o público conhece o resort White Lotus e uma turma de hóspedes ricos que escolheu o local para suas férias. A partir da morte de um deles, o espectador é convidado a acompanhar o desenrolar dos eventos e das relações. Por sua primeira temporada, a sátira social recebeu 10 prêmios Emmy no ano passado.

Waianapanapa Beach, uma das praias mais famosas da Ilha de Maui
Waianapanapa Beach, uma das praias mais famosas da Ilha de Maui Matt Anderson Photography/Getty Images

Ao envolver a rede de resorts, a série é capaz de levar seu público para belos destinos de veraneio. No arquipélago do Havaí (EUA), onde se passa a temporada de estreia, programas praianos como passeios de barco no oceano Pacífico e mergulho com tartarugas marinhas são os mais buscados. Há ainda diversas experiências voltadas para a cultura polinésia, originária das ilhas, que incluem apresentações com danças e comidas típicas. Na Ilha de Maui, pode-se conhecer de perto o vulcão adormecido Haleakalā, de onde se vê o nascer do sol a mais de 3000 metros de altura.

Na segunda temporada, The White Lotus transporta o público para a maior ilha do Mar Mediterrâneo: Sicília, na Itália. Assim como o Havaí, esse destino também guarda um vulcão (dessa vez ativo). Ainda assim, dentro do protocolo de segurança, a montanha, vista no horizonte da parte oriental da ilha, recebe visitas guiadas.

Além das praias, a Riviera italiana é um destino gastronômico e, por isso, oferece diversos programas para quem deseja aprender a cozinhar com os locais. Devido aos seu passado como colônia grega, encontra-se na ilha construções com características dessa antiga arquitetura na comuna de Agrigento.

4. França com Emily in Paris

Com as três temporadas bem sucedidas da série, o público já foi apresentado a três destinos franceses diferentes: Provença, Saint Tropez e Paris. A capital da moda foi a cidade mais visitada no mundo em 2022, manteve sua popularidade histórica, e garante a felicidade de qualquer turista com sua variedade de programas. Há museus, parques de diversões como a Disneyland, roteiros gastronômicos com degustação de pratos e vinhos, centros de compras de luxo e brechós, vida noturna agitada, tour por catacumbas e cemitérios e muito mais.

Continua após a publicidade

Vista da Torre Eiffel em meio a prédios bem parisinaos
Vista da Torre Eiffel em meio a prédios bem parisinaos James O'Neil/Getty Images

Na costa francesa, Saint Tropez ganhou fama por ser o destino internacional preferido da alta sociedade na década de 1960. A pequena cidade tem o charme de um destino litorâneo, com antigos prédios coloridos, ruas estreitas e iates de luxo no mar. Duas praias chamam atenção do público: para passar o dia, Nikki Beach reúne as celebridades europeias. Para a noite, Pampelonne é onde estão as casas noturnas. O porto, de onde partem barcos para passeio durante todo o dia, concentra restaurantes, cafés e lojas de artesanato.

Já a idílica Provença encanta pelos campos lilás de lavanda em Valensole e pelas ruínas romanas de Arles – retratadas pelo pintor pós-impressionista Van Gogh, que viveu na comuna. A região provençal abrange o maior cânion da Europa – a Garganta Verdon, onde é possível praticar atividades como rafting e escalada.

5. Los Angeles com Euphoria Modern Family

Um dos principais centros das indústrias da televisão e do cinema, Los Angeles compreende o distrito de Hollywood – famoso pela concentração de estúdios e personalidades! Por isso, a cidade é cenário de grande parte das produções estadunidenses. Os tours pelo Universal Studios Hollywood e pela Warner Brothers Studio não podem ficar de fora da programação dos amantes da cultura pop.

Entrada de Venice, um dos lugares mais legais de LA
Entrada de Venice, um dos lugares mais legais de LA Alexander Spatari/Getty Images

Para a série Euphoria, foram gravadas cenas em Burbank e Montclair. A sitcom Modern Family, por sua vez, leva curiosos ao endereço 10336, Dunleer Drive, onde está a casa dos Dunphy. Ah! E um bônus é o filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo – obra com mais categorias indicadas ao Oscar deste ano -, que foi gravado também no pacato subúrbio de Simi Valley, região da grande Los Angeles.

Duas praias de LA também foram imortalizadas nos filmes de verão americanos: Venice Beach e Santa Mônica. Na primeira, considerada a Veneza dos EUA, os americanos costumam praticar hobbies e atividades físicas, como andar de patins, skate e bicicleta. Na segunda, está o píer com parque de diversões que se tornou cartão-postal da região.

Continua após a publicidade

6. Nova York com The Bold Type

Lançada em 2017, a série mostra a rotina da redação de uma revista de moda através da relação das amigas Jane, Kat e Sutton, em Nova York. Com enredo leve, retoma um tema que faz sucesso há anos na TV: os dilemas das mulheres modernas com seu trabalho, romance e vida social em uma cidade cosmopolita. NY não é um cenário novo para esse tipo de história: Sex and the City e Gossip Girl são alguns exemplos. Heróis da Marvel e da DC Comics também convivem na versão fictícia da cidade que nunca dorme.

Vista aérea da Broadway
Vista aérea da Broadway Fresh photos from all over the world/Getty Images

Conhecido por sua constante reinvenção, esse destino é marcado pelas comunidades de diversas etnias que o habitam. Bairros como Little Italy, Chinatown e Bronx refletem essa diversidade em suas atrações. Entre os pontos turísticos clichês, o passeio pelo Central Park, os espetáculos da Broadway e a vista de observatórios como o The Edge e o One Vanderbilt seguem no roteiro de quem quer viver a verdadeira experiência nova iorquina.

7. Europa com House of the Dragon

O spin-off de Game of Thrones quebrou recordes de audiência em 2022. Na América Latina, foi a première mais assistida no canal da HBO Max. A realidade medieval retratada na série se espalha pela Europa. Cáceres, cidade antiga espanhola certificada como patrimônio mundial da UNESCO, foi cenário para a fictícia Porto Real. Lá, encontra-se exemplos da arquitetura renascentista italiana, gótica, romana e islâmica. Esses diferentes estilos também podem ser observados na capital, em pontos como o templo da Sagrada Família e o Palácio Real de Madrid.

Cidade medieval de Cárceres, na Espanha
Cidade medieval de Cárceres, na Espanha Santiago Urquijo/Getty Images

Em Portugal, a produção se dirigiu à Cidade das Pedras, Monsanto. Localizada no topo de uma colina, a cidade foi a escolha perfeita para retratar o isolamento entre as comunidades na ficção. Ao sudoeste da Inglaterra, a região da Cornualha pode ser vista na deserta praia de Holywell Bay Beach, em uma cena entre Rhaenyra e Daemon Targaryen. Na ilha de St Michael’s Mount, o castelo do século XII cercado pelo vilarejo medieval recebe a visita do público.

Publicidade