Teoria do táxi, citada em ‘Sex and the City’, faz sentido?
Teoria que afirma que homens se comportam como táxis no âmbito dos relacionamentos volta a viralizar nas redes e a conquistar novas adeptas
Para um relacionamento ser bem sucedido, é mais importante existir disposição ou amor? O encontro entre as pessoas envolvidas em um relacionamento depende mais do destino ou do momento de vida em que essa relação acontece? Essas perguntas norteiam a teoria do táxi (ou táxi cab teory, como tem viralizado na gringa), apresentada pela primeira vez na série Sex and the City, pela personagem Miranda (Cynthia Nixon), e que faz sucesso no TikTok até hoje.
Em uma conversa com as amigas, ela nega que o ‘final feliz’ com alguém seja obra do destino, mas sim da disposição do cara em questão. Ela afirma que os homens são como táxis: quando estão disponíveis para um compromisso sério, acendem as luzes e a próxima mulher que encontrarem ou saírem em um date será a escolhida para casar e dividir uma vida juntos. “Não é sobre destino, é sobre sorte”, pontua Miranda.
Na cena, Carrie (Sarah Jessica Parker) concorda com a amiga e acrescenta que a maioria dos homens passa a vida dirigindo e pegando mulheres sem estar disponível — por isso nenhum relacionamento avança. Elas acreditam que, no final, “é tudo sobre o tempo exato. Você precisa encontrá-los quando a luz estiver acesa”.
@andjustlikematt Men are like cabs. #satc #carriebradshaw #mirandahobbes #charlotteyork #samanthajones
De forma sucinta, a teoria do táxi afirma que o sucesso de um relacionamento com um homem depende da disponibilidade, e não do quanto ele gosta da outra pessoa envolvida. Se não houver a vontade e a disposição para fazer a relação acontecer e construir uma vida com o outro, não vai dar certo. Por isso, aquela velha história de que a pessoa pode ‘mudar’ e ‘perceber a importância do que vocês têm’ para enfim levar a relação a sério pode ser uma perda de tempo.
A teoria acredita que nada, nem amor, paixão, destino ou pessoa envolvida é capaz de fazer um homem querer ter um relacionamento sério com outra pessoa se ele não estiver disponível para isso — no tempo que ele deseja e acredita ser ideal.
Quando criada em Sex and the City, a teoria só falava sobre relacionamento monogâmicos e heteronormativos, mas agora, mais de 20 anos depois de sua estreia, ela é aplicável para qualquer tipo de relacionamento, até porque não são só os homens que precisam de disposição, se avaliarmos segundo a teoria, para garantir o sucesso de um relacionamento. Entre casais de gêneros diferentes ou similares, a falta de disponibilidade também guia uma relação ao fracasso ou à vitória.
Acreditar ou não na teoria é uma opção de cada um, mas é no mínimo curioso que, mesmo após tantos anos da série ter sido lançada, a teoria ainda conquiste e faz sentido para tantas pessoas. Nas redes, por exemplo, a teoria do táxi viralizou e o que não faltam são vídeos de mulheres, em sua maioria, relatando casos em que a ‘taxi cab teory’ se aplicou em suas vidas.
Em um dos vídeos, uma garota concorda com a teoria e afirma que “os homens não buscam pela pessoa certa, e sim pelo tempo certo”. Ela conta que se relacionou durante um ano e meio com um homem que não tinha certeza do que queria e ainda estava em dúvida. Outra usuária afirma, em outro vídeo, como esperar que um táxi com a luz apagada te deixe entrar e te levar para a vida é perda de tempo, porque essa viagem só vai acontecer quando a luz estiver acesa, não importa o quanto você queira.
Confira alguns relatos e explicações sobre a teoria do táxi:
@nicollereid_ O homem estar afim de você, não é o suficiente pra ele querer te assumir. #conselhosamorosos #relacionamento #dicasderelacionamento #autoconhecimento #ficante
@1larafv Vcs já ouviram sobre a taxi cab theory? O que acham? Sos esse vídeo me deixou reflexiva REAL
@anachatarina Achei esse video perdido e resolvi postar #CapCut #cinema #romance #teoria #relacionamento #filme #fy #fyp #casamentodomeumelhoramigo
@buysidesteph not my usual content but this is just how im feeling 😔👉🏼👈🏼 so let me be vulnerable for a sec #breakup #dating #romanempire #breakuptok #exboyfriend #ex #taxicabtheory #satc #newyork #moveon #healingjourney #healing #singletok #nycdating #fyp
@larainparis Do you agree or disagree? 😛 I agree about 80%
@liv_inla essentially, men have the luxury of time and thus the privilege of prioritizing experiencing life before commitment 🚕 #satc #taxicabtheory #datingishard #dating #ifhewantedtohewould #compatibilitymatters #alignment #timingiseverything #compatibility #situationships #commitment
E você, acredita na teoria do táxi?