SOS SEXO: “Qual é a diferença entre orgasmo e ejaculação?”

A leitora M.L. ainda questiona se a ejaculação feminina é parecida com a masculina. Será?

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 18 jun 2021, 17h48 - Publicado em 18 jun 2021, 17h01
Ao centro, modelo usa cropped azul de manga comprida. Ela está com uma das mãos na cintura, sorrindo. De um lado, a frase
Marisa/Divulgação

Sabia que chegar ao orgasmo e ejacular não é a mesma coisa? É comum fazer confusão com os dois termos, mas eles representam situações diferentes. Sobre o assunto, a leitora M.L., de 16 anos, indaga: “Afinal, qual é a diferença entre orgasmo feminino e ejaculação feminina?”.

Na foto, aparecem as mãos de uma mulher puxando um lençol branco
Thiago Santos/Getty Images

Quem responde a questão é a Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e sexóloga:

Orgasmo e ejaculação são fenômenos distintos. O orgasmo é a sensação máxima de prazer que ocorre durante a relação sexual, tanto para o homem quanto para a mulher, em que ocorrem contrações involuntárias de músculos, aumento da frequência cardíaca, liberação de hormônios e uma sensação de euforia e bem estar muito intensa. Já a ejaculação é a liberação de fluídos. Então, no homem, essa liberação pode culminar junto com o orgasmo e liberar o esperma. Para a mulher, também existe a ejaculação feminina, apesar de ainda ser tratada como um tema controverso. Existem, sim, mulheres que tem a capacidade de liberação de fluídos da glândula parauretral, as Glândulas de Skene, e essa liberação pode acontecer em uma pequena quantidade ou em uma mais visível. Então, o orgasmo e a ejaculação são acontecimentos diferentes, combinado?”

  • Mande sua dúvida para capricho@abril.com.br e participe da seção SOS Sexo!

    Continua após a publicidade
    Publicidade