SOS Sexo: “O preservativo feminino é mais confortável para as mulheres?”

O preservativo feminino se ajusta melhor ao corpo da mulher, sendo assim mais confortável que o masculino, ou nada a ver?

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 22 jan 2021, 18h53 - Publicado em 22 jan 2021, 17h05

Quando o assunto é proteção, o preservativo mais conhecido é o masculino, popularmente chamado de camisinha. Mas também existe outra opção: o preservativo feminino. Além disso, vale lembrar que existem outros materiais usados além do tradicional látex, ao qual algumas pessoas são alérgicas. Sobre o assunto, a leitora E.L, de 16 anos, perguntou para a CAPRICHO: “Entre o preservativo feminino e o masculino, qual é o mais confortável para as mulheres?”

SOS Sexo:
Boy_Anupong/Getty Images

A Dra. Erica Mantelli, ginecologista e obstetra, é quem responde a questão:

“Primeiro, é importante entender do que esses preservativos são feitos e como usá-los. O preservativo masculino é uma barreira fina de látex ou poliuretano que deve ser colocada sobre o pênis ereto. Já o preservativo feminino, quase sempre feito de poliuretano, possui dois anéis flexíveis: um é móvel e fica fechado, e deve ser colocada no interior da vagina, e outro fica na ponta, na parte que deve cobrir a vulva. Agora vamos à questão da leitora. Na verdade, não existe um preservativo que seja definido como melhor ou mais confortável. A pessoa e o casal devem decidir isso. Então, tudo vai de acordo com a adaptação de cada um. Não existe uma regra. Tem mulheres que se sentem mais confortáveis usando o preservativo feminino e tem outras que não gostam. A dica maior é: experimente os dois tipos. Só assim você vai descobrir qual é o melhor para você! Porém, também precisamos considerar que existem mulheres que têm alergia a alguns tipos de preservativo masculino e, nesses casos, optar por um preservativo feminino pode ajudar a solucionar o problema, já que eles são feitos de materiais diferentes.”

  • Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para capricho@abril.com.br e participe da seção SOS Sexo!

    Continua após a publicidade
    Publicidade