SOS Sexo: “O anticoncepcional tem que ser tomado sempre na mesma hora?’

A leitora P.R. quer saber: será que existe algum risco de falha se a pílula não for tomada sempre no mesmo horário?

Por Da Redação Atualizado em 19 nov 2020, 17h18 - Publicado em 20 nov 2020, 17h00
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Divulgação

Quem escolhe ou precisa tomar pílula anticoncepcional por alguma razão, deve se lembrar de tomá-la todos os dias e fazer a pausa correta (caso seu medicamento seja o que pede a pausa), além de fazer acompanhamento médico para garantir que está tudo bem e evitar efeitos colaterais.

GIPHY/Reprodução

Mas algumas preocupações sempre costumam surgir, junto com aquele medo de errar em alguma coisa e a droga ter possíveis falhas – que podem até resultar em uma gravidez indesejada. É o caso da leitora P.R., de 19 anos, que nos mandou a seguinte questão: “Tomo anticoncepcional todo dia, mas não no mesmo horário. Isso interfere em algo?”.

  • Quem responde a dúvida é Mariana Maldonado, ginecologista especialista em sexualidade:
    “P.R., você não precisa tomar a pílula sempre pontualmente no mesmo horário. Por exemplo, se você toma a pílula todos os dias às 8h, não tem problema tomar às 8h30 ou às 9h. Mas, se você se esquecer e só se lembrar de tomar no dia seguinte, pode complicar e colocar a eficácia do medicamento em cheque. O ideal é que você associe a tomada da pílula a algo que faça rotineiramente no mesmo horário ou turno, como escovar os dentes ao acordar de manhã, por exemplo. É importante ter uma rotina na hora de tomar o remédio, exatamente para evitar o esquecimento e eventuais falhas! Não precisa ser sempre no mesmo horário, mas quanto mais próxima for essa hora, melhor – e fica até mais fácil de você se policiar. Vale lembrar que o uso da pílula anticoncepcional não é o único método para quem quer evitar uma gravidez e que é preciso fazer acompanhamento médico antes, durante e depois. E camisinha sempre, hein?”

    Mande sua dúvida para capricho@abril.com.br e participe da seção SOS Sexo!

    Continua após a publicidade
    Publicidade