SOS Sexo: “Meninas vão à ginecologista. Mas e os meninos?”
Sim, garotos também precisam de um médico de confiança , assim como as garotas têm suas ginecologistas
ocê, garoto que acompanha a CAPRICHO, costumar ir a um médico anualmente e fazer exames de rotina? O SOS Sexo de hoje vai responder um questionamento muito importante que recebemos sobre saúde: “As meninas sempre vão à ginecologista, mas e os meninos?”.
A ginecologista Juliana Teixeira ressalta que, diferente de suas pacientes mulheres que ela faz um acompanhamento regular, os homens não costumam ir todo ano em um médico e passar por exames e avaliações – mas deveriam, viu? O que muitos ficam em dúvida é qual profissional e especialidade procurar.
“O equivalente do ginecologista é o urologista que é especialista nas vias urinárias tanto das mulheres quanto dos homens. Mas eles são também focados nessa parte reprodutora do homem, por isso a comparação”, explica Juliana.
Urologia é uma especialidade médica voltada para o estudo de doenças do trato reprodutivo e do trato urinário. Apesar de ser considerado o “médico do homem”, por ter a vocação para cuidar da saúde masculina, o urologista também atende e faz cirurgias em mulheres, como nos casos de pedras nos rins, por exemplo.
Outra ideia equivocada que ainda existe é que os homens só precisam ir ao urologista quando ficam mais velhos — mas não é bem assim. É importante prevenir doenças e se cuidar desde cedo. Neste outro texto aqui, explicamos melhor por que garotos devem ir ao urologista já na adolescência.
Juliana acrescenta que, além do urologista, que especialidades como um médico da família, cardiologista ou um clínico geral também são opções muito boas para os garotos fazerem um acompanhamento para as coisas do dia a dia, não necessariamente focado nos órgãos genitais.
Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!