SOS Sexo: ‘Sou virgem. Posso pegar uma IST na primeira vez?’

A ginecologista Juliana Teixeira alerta sobre o risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis logo na primeira vez

Por Da Redação Atualizado em 8 nov 2024, 20h19 - Publicado em 8 nov 2024, 19h00
U

ma das grandes preocupações que surgem até mesmo antes de iniciar a vida sexual é em relação às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Prova disso é esta pergunta que recebemos de uma leitora no SOS Sexo desta semana: “Eu sou Virgem. Mesmo assim posso pegar uma infecção sexualmente transmissível na primeira relação?”, questionou.

Para responder a dúvida, convocamos a ginecologista Juliana Teixeira. Ela alerta que, sim, é possível pegar uma infecção sexualmente transmissível logo na primeira vez. Ela destaca que há várias ISTs, sendo as mais comuns a clamídia, a hepatite, o HPV (o famoso Papilomavírus Humano), a herpes, a sífilis e o HIV. Cada uma possui características, sintomas, métodos de transmissão e impactos específicos na saúde.

Por isso, desde a primeira vez, é imprescindível se prevenir com o uso correto da camisinha durante o contato sexual (seja vaginal, anal ou oral). Essa é uma das melhores formas de prevenção.

Continua após a publicidade

“Às vezes, a pessoa ignora o uso do preservativo no sexo oral ou quando trata-se de uma relação entre duas mulheres, só porque não há o risco de gravidez, mas é preciso lembrar das doenças”, alerta a ginecologista, que acrescenta que o cuidado deve ser tomado também durante trocas de objetos, como vibradores, durante o sexo.  

Confira a explicação completa da profissional no vídeo:

View this post on Instagram

A post shared by CAPRICHO (@capricho)

Continua após a publicidade

É importante lembrar que ISTs podem apresentar uma variedade de sintomas, que incluem corrimento vaginal anormal, coceira, dor ao urinar, lesões ou úlceras genitais, dor abdominal, além de febre e mal-estar em casos mais graves. 

Muitas, inclusive, podem ser assintomáticas (como as infecções pelo vírus HPV e da herpes), por isso também é tão importante fazer exames preventivos com frequência, após a primeira vez. 

E não se esqueçam: usem camisinha sempre, ok? 

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

Publicidade