Continua após publicidade

SOS Sexo: ‘É verdade que o clitóris também tem ereção?’

Você já escutou dizer que o clitóris é parecido com um pênis? Te explicamos melhor essa história!

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 15h54 - Publicado em 26 abr 2024, 13h00
O

 clitóris, apesar de ser uma parte importante do corpo feminino, ainda não é tão conhecido. Infelizmente. Afinal, quem busca explorá-lo sabe o quanto ele pode ser surpreendente, viu? Uma a leitora da CAPRICHO perguntou, por exemplo, se o clitóris também tem ereção. E aí, verdade ou mito?

Sem fazer suspense, já te respondemos que sim, o clitóris fica ereto quando a mulher sente prazer. Vem que te explicamos melhor essa história e como isso funciona.

Você pode até achar que não, mas o clitóris é parecido com um pênis. E você deve estar se perguntando agora: ok, mas como algo que parece tão pequenininho e discreto pode ser parecido com o órgão sexual masculino?

A educadora sexual Mari Williams explica que o clitóris de pênis são homólogos. “Isso quer dizer que eles são estruturas semelhantes. Bem no começo, quando somos fetos na barriga das nossas mães, essa parte íntima é um tubérculo genital. Conforme o bebê vai se desenvolvendo, esse tubérculo vira um clitóris ou um pênis”, explica.

Continua após a publicidade

Então, assim como o pênis, o clitóris fica ereto. A diferença é o quanto de sangue cada um necessita para ter uma ereção. “O pênis precisa de 10 a 30 ml de sangue para ficar ereto, já o clitóris precisa de 200 ml”, afirma Mari. “Não quer dizer que as as pessoas com clitóris demoram mais para ter prazer ou para ter um orgasmo, isso mostra que são estruturas diferentes”, completa.

Vale lembrar que o clitóris é bem maior do que parece. É como se ele se fosse um iceberg: apenas a pontinha dele fica visível, sendo que a sua maior parte fica escondida dentro do ~oceano~ que é o corpo feminino. Além disso, ele tem milhares de terminações nervosas – mais do que o pênis, inclusive. Neste outro texto aqui, te contamos mais segredos e curiosidades sobre o clitóris.

Tem mais dúvidas? Mande para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

 

Publicidade