SOS Sexo: “É normal sentir ardência durante a relação sexual?”
Sentir dores e incômodos no sexo não é algo para se ignorar, viu? Vem saber mais!
Você já sentiu ardência durante o sexo? A leitora S.M contou à CAPRICHO que teve relação sexual pela primeira vez há dois meses, mas continua sentindo muita ardência na hora da penetração. A dúvida dela é se isso é normal ou se deve procurar um especialista.
Para ajudá-la, convocamos a ginecologista Mariana Viza. A especialista diz por que não devemos ignorar ardências e dores durante o sexo. Isso não é normal, viu? Inclusive, sentir dor, ardência ou incômodo no sexo nunca deve ser normalizado. “A relação é um momento de prazer e não de dor”, enfatiza Mariana.
Se você se sentir desconforto, dificuldade na penetração, dor como se fosse uma ardência ou então como se estivesse cortando algo, é indicado passar por um profissional para avaliação. Esse sintomas podem ser sinal de alguma infecção ou alteração no colo de útero, por exemplo. Outros incômodos podem estar relacionados com certa tensão na hora do sexo – principalmente quando é a primeira vez. Se você fica nervosa, acaba contraindo os músculos da vagina, dificultando a penetração e levando o menino a fazer mais força do que deveria.
Por isso, é preciso investigar onde está a dor e qual é a causa dela (física, mental ou ambas), pois só assim o melhor tratamento poderá ser receitado. Procure um(a) ginecologista da sua confiança!
Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!