SOS Sexo: ‘Como saber qual tipo de DIU é o melhor para mim?’

Existem dois tipos principais de DIU: o de Cobre e o Hormonal. Entenda as diferenças e que avaliar na hora da escolha

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 15h29 - Publicado em 9 ago 2024, 18h00
O

Dispositivo Intrauterino, ou só DIU como a maioria conhece, tem ganhado cada vez mais adeptas nos últimos anos. Isso porque o pequeno dispositivo em forma de T que é inserido no útero é um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia. Existem dois tipos principais de DIU: o DIU de Cobre e o DIU Hormonal.

Um leitora enviou à CAPRICHO a seguinte pergunta: ‘Como saber qual tipo de DIU é o melhor para mim?’. Convocamos a ginecologista Mariana Viza, fundadora da Casa Irene, um centro especializado em inserção de DIU, para nos ajudar a responder.

Primeiro, vale entender primeiro como funciona cada tipo de DIU. Vamos lá!

  • DIU de Cobre: Este tipo de DIU é revestido por fios ou cilindros de cobre. O cobre tem propriedades que interferem no movimento e sobrevivência dos espermatozoides, impedindo a fertilização do óvulo. Essa versão é oferecida gratuitamente pelo SUS – neste outro texto aqui te explicamos melhor como funciona a parte mais burocrática;
  • DIU Hormonal: Em contraste, o DIU Hormonal libera pequenas quantidades de hormônios, como o levonorgestrel, diretamente no útero. Isso causa alterações no muco cervical, tornando-o mais espesso e dificultando a movimentação dos espermatozoides, além de, em alguns casos, inibir a ovulação.

Ambos os tipos de DIU são altamente eficazes na prevenção da gravidez e são métodos contraceptivos reversíveis, ou seja, assim que removidos, as chances de engravidar voltam ao padrão normal. Mas há algumas diferenças a serem consideradas. O DIU de Cobre pode aumentar o fluxo menstrual e causar cólicas mais intensas, enquanto o DIU Hormonal tende a diminuir o fluxo e, em alguns casos, até mesmo interrompê-lo.

Continua após a publicidade

Mariana explica que é necessário passar por uma consulta para o(a) ginecologista avaliar qual tipo faz mais sentido para você. Afinal, cada caso é um caso. Se você precisar de doses hormonais, por exemplo, o DIU de cobre não será eficaz para você e o DIU hormonal ou o próprio anticoncepcional podem ser uma escolha melhor.

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

 

 

 

 

 

 

Publicidade