Saiba como aumentar a imunidade do organismo em tempos de pandemia

Entrevistamos uma médica nutróloga para entender quais atitudes simples podemos ter no dia a dia para melhorar nossa resposta imunológica.

Por Isabella Otto 21 mar 2020, 10h01
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Beber água é essencial para manter o organismo hidratado, mas se alimentar de maneira saudável e manter o corpo ativo são outras duas coisas indispensáveis para evitar infecções e inflamações, principalmente em tempos de pandemia.

Taty Vovchek/Getty Images

Conversamos com a Dra. Esthela Oliveira, médica nutróloga especialista em medicina integrativa e conexão corpo mente, para descobrir quais atitudes simples podemos tomar no dia a dia para ajudar nossos queridos glóbulos brancos. Olha só!

1. Quais alimentos são bons para melhorar nossa resposta imunológica?
Não existe nada que faça subir diretamente nossa resposta imunológica, mas existem alguns alimentos que são ricos em vitaminas e minerais e ajudam a fortalecê-la gradativamente. São eles alho, gengibre, castanha-do-Pará, orégano, própolis e alimentos verde escuro.

2. Falam que manter uma rotina de exercícios, mesmo que caseira, também contribui para deixar a imunidade forte. Isso é verdade?
Sim, exercícios físicos sem exageros podem ajudar na resposta imunológica e reduzir o processo inflamatório. Em tempos de distanciamento social, e na falta de uma academia, vale apostar em polichinelos, abdominais, pular corda, caminhar no quintal, jogar Just Dance na sala, etc.

3. De que maneira o estresse e a imunidade estão ligados?
Pelo aumento de um hormônio chamado cortisol, que mantem o organismo em estado de alerta e afeta nossa resposta imunológica, deixando o organismo mais preguiçoso em seu processo de defesa. É por isso que viver em constante estresse é tão perigoso e costuma deixar as pessoas doentes.

  •  

    4. Existe algum alimento/alguma atitude ruim para a nossa imunidade?
    Existe, sim! Ingerir bebidas alcoólicas sem moderação, ter noites de sono ruins e excesso de trabalho podem levar ao estresse, que aumenta os níveis de cortisol no organismo. Alimentos muito inflamatórios, como gorduras, frituras, comidas processadas e carne vermelha, e excesso de atividades físicas também não fazem bem.

    5. Por que é importante estar com a imunidade alta nessas épocas de pandemia?
    Um sistema imunológico fortalecido favorece uma redução dos sintomas e ajudar no processo de recuperação do organismo. Isso ocorre em qualquer processo inflamatório. Pessoas em situação de risco precisam redobrar os cuidados com o corpo.

    6. Quais são as melhores maneiras de reforçarmos nossa saúde antes de pegar um vírus e depois de pegá-lo, durante o tratamento?
    Antes e depois do vírus é mesmo caminho: fortalecer o sistema imunológico através de um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, praticando atividades físicas, tendo bons pensamentos e fazendo técnicas de relaxamento para minimizar o estresse. Se for preciso, também suplementar vitaminas e minerais – mas isso só com aconselhamento médico após a realização de exames.

    Continua após a publicidade
    Publicidade