Sabia que carros voadores elétricos começaram a ser testados no Brasil?

A aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical, conhecida como carro elétrico voador, começa a ser testada no Rio de Janeiro

Por Gabriela Junqueira 10 nov 2021, 17h23

A Eve Urban Air Mobility, empresa da Embraer, anunciou que iniciaria na última segunda-feira, 8, os testes do aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL). Conhecido como carro voador, o veículo será utilizado para transportar passageiros até o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Imagem de carro voador
Embraer/Divulgação

“A simulação no Rio de Janeiro, uma das cidades com mais congestionamento no Brasil e no mundo, nos ajudará a levantar as reais necessidades dos usuários, parceiros e comunidade que irão se beneficiar das nossas soluções de mobilidade”, disse André Stein, CEO da Eve em uma nota para a imprensa.

Passageira sentada em poltrona de carro voador
Embraer/Divulgação

Os testes, que acontecerão até dezembro, serão feitos com um helicóptero tradicional. Entretanto, quando a rota for iniciada será utilizado o eVTOL. Essa aeronave é utilizada para voos mais curtos que helicópteros, usa faz menos barulhos e são mais confortáveis.

Com o veículo em teste, as empresas brasileiras do setor aéreo já demonstraram intenção em investir na novidade. A Gol, por exemplo, já assinou um protocolo de intenções para comprar ou arrendar 250eVTOLs. A Azul também fechou uma parceria neste sentido, com a fabricante alemã Lilium. 

O que você achou dessa notícia? Até alguns anos atrás só pensávamos em carros voadores de filme de ficção científica, né?

Continua após a publicidade

Publicidade