Sabia que a primeira caminhada espacial de 2020 foi só com mulheres?
Dentro ou fora da terra, nós estamos conquistando cada vez mais espaços nesse mundo - e no universo!
A primeira mulher a ser enviada ao espaço foi a soviética Valentina Tereshkova, em 1963. Já a primeira caminhada espacial realizada por uma mulher aconteceu em 1984 e a protagonista do episódio foi Svetlana Savitskaya, também soviética. Em 2019, 35 anos depois, a NASA (Agência Espacial Americana) realizou a 221° operação de caminhada espacial, a primeira conduzida 100% por mulheres!
Depois desse episódio, o vice-diretor interino da NASA, Ken Bowersox, afirmou que esperava que caminhadas espaciais realizadas por mulheres se tornassem rotina. Pois bem: a primeira caminhada espacial de 2020 já foi realizada e só por mulheres! A dupla que participou da missão histórica no ano passado, Christina Kosh e Jessica Meir, dessa vez recebeu a tarefa de substituir baterias localizadas ao lado de fora da Estação Espacial Internacional, numa aventura que aconteceu na manhã da última quinta-feira, 16. Pensou que acabou por aí? Nessa segunda-feira (20), as duas vão fazer mais uma caminhada para continuar a troca das baterias. Assim como a primeira caminhada espacial do ano que, foi transmitida pela NASA em uma live no Youtube, essa também será.
Segundo a agência espacial, a caminhada inicial durou o total 7h29. Atualmente, Koch é a astronauta feminina que permaneceu mais tempo no espaço. Ela quebrou o recorde de Peggy Whitson, de 288 dias, alcançado no final do ano passado.
Christina retornará para a Terra em 06 de Fevereiro, completando o total de 328 dias no espaço.