SOS Sexo: “Como conversar com a minha mãe sobre o assunto?”

Especialistas dão dicas de como facilitar esse diálogo em casa

Por Da Redação Atualizado em 30 out 2024, 16h01 - Publicado em 6 Maio 2022, 13h20

Nem toda adolescente tem abertura para conversar com a mãe sobre sexo. Seja por questões religiosas ou mesmo culturais, nem sempre esse diálogo tão importante acontece. E dá vergonha mesmo falar sobre isso, especialmente sobre a primeira vez, né? A leitora I.V., de 15 anos, enviou a seguinte pergunta pra CH: “Qual é a melhor maneira de falar sobre sexo com minha mãe?”.

Cena de Gilmore Girls. Mãe e filha estão deitada na cama, tendo alguma conversa séria
Gilmore Girls/Reprodução

Não existe certo ou errado. Existe sentir o momento mais propício para isso e entender a relação que você tem com a mãe. A Dra. Viviane Monteiro, ginecologista e obstetra, explica que a educação sexual é um tema importantíssimo! O conhecimento sobre o próprio corpo pode evitar uma gravidez indeseja e a transmissão de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

“Minha principal dica é: pergunte! Se os pais não falarem sobre sexo com os filhos, a internet vai. Dúvidas surgem e é normal, mas o constrangimento não pode ser maior que a necessidade do aprendizado. O importante é criar o vínculo desde sempre, não deixar apenas isso para a fase da adolescência, já que esse período já é mais sensível por natureza. E minha dica para os pais é: caso não saibam como responder a dúvida ou falar sobre o tema, é ideal procurar ajuda especializada, como ginecologistas, psicólogos e sexólogos”, aconselha Vivi.

gif camisinha
#CamisinhaTemQueUsar Gfycat/Reprodução
Continua após a publicidade

E você sabia que a astrologia pode te ajudar a melhorar sua relação com a sua mãe, para que vocês possam conversar mais tranquilas e com mais receptividade sobre qualquer assunto – inclusive sobre sexo?!

 

O signo da sua Lua (mas também o signo que está nas suas Casas 4 e 10 do Mapa Astral) fala sobre a qualidade e os tipos de relação que estabelecemos com nossas mães. Afinal, a Lua é associada ao feminino (ela tem fases como nós, mulheres, já reparou?), à maternidade e aos nossos sentimentos mais profundos.

Por isso, a astróloga do Personare, Naiara Tomayno, explica que, se a gente quer melhorar a relação com a nossa mãe, podemos olhar qual é o signo da nossa Lua e entender padrões desafiadores que podem existir (até de forma inconsciente), como eles nos afetam e, assim, superar as dificuldades.

Continua após a publicidade

céu azulado com um arco íris. Atrás de uma das nuvens está uma lua cheia parcialmente coberta
Mallika Wiriyathitipirn / EyeEm/Getty Images

“Se você tem a Lua (ou as Casas 4 e 10) em Áries, por exemplo, não tente dominar e controlar a conversa impondo o seu lado ou as suas ideias sobre sexo logo de cara. Aproxime-se de maneira diplomática para sua mãe conseguir te ouvir, mas sem sentir que está sendo intimidada”, exemplifica Naiara.

Já quem tem Lua taurina pode ter um certo apego na relação com a mãe e uma expectativa de que as coisas nunca vão mudar entre vocês. “Tente mostrar que a mudança na qualidade da relação e temas que vocês vão conversar vão mudar à medida que você se torna uma pessoa adulta e a conversa sobre sexo e necessária, porque essa mudança já aconteceu”, complementa a astróloga.

Continua após a publicidade

Se você quiser ver dicas para todos os signos melhorarem a relação com a mãe, clique aqui.

Por fim, Mara Pusch, psicóloga da Unifesp, lista mais algumas dicas de como você pode facilitar esse diálogo e conversar com a pessoa responsável por você sobre sexo. Até porque existem os especialistas, as amigas e até mesmo a CAPRICHO para te ajudar; mas, às vezes, tudo o que precisamos é de um conselho de mãe! 😉

Publicidade