SOS Sexo: “Como conversar com a minha mãe sobre o assunto?”

Especialistas dão dicas de como facilitar esse diálogo em casa

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2022, 10h52 - Publicado em 6 Maio 2022, 13h20

Nem toda adolescente tem abertura para conversar com a mãe sobre sexo. Seja por questões religiosas ou mesmo culturais, nem sempre esse diálogo tão importante acontece. E dá vergonha mesmo falar sobre isso, especialmente sobre a primeira vez, né? A leitora I.V., de 15 anos, enviou a seguinte pergunta pra CH: “Qual é a melhor maneira de falar sobre sexo com minha mãe?”.

Cena de Gilmore Girls. Mãe e filha estão deitada na cama, tendo alguma conversa séria
Gilmore Girls/Reprodução

Não existe certo ou errado. Existe sentir o momento mais propício para isso e entender a relação que você tem com a mãe. A Dra. Viviane Monteiro, ginecologista e obstetra, explica que a educação sexual é um tema importantíssimo! O conhecimento sobre o próprio corpo pode evitar uma gravidez indeseja e a transmissão de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

“Minha principal dica é: pergunte! Se os pais não falarem sobre sexo com os filhos, a internet vai. Dúvidas surgem e é normal, mas o constrangimento não pode ser maior que a necessidade do aprendizado. O importante é criar o vínculo desde sempre, não deixar apenas isso para a fase da adolescência, já que esse período já é mais sensível por natureza. E minha dica para os pais é: caso não saibam como responder a dúvida ou falar sobre o tema, é ideal procurar ajuda especializada, como ginecologistas, psicólogos e sexólogos”, aconselha Vivi.

gif camisinha
#CamisinhaTemQueUsar Gfycat/Reprodução

E você sabia que a astrologia pode te ajudar a melhorar sua relação com a sua mãe, para que vocês possam conversar mais tranquilas e com mais receptividade sobre qualquer assunto – inclusive sobre sexo?!

 

Continua após a publicidade

O signo da sua Lua (mas também o signo que está nas suas Casas 4 e 10 do Mapa Astral) fala sobre a qualidade e os tipos de relação que estabelecemos com nossas mães. Afinal, a Lua é associada ao feminino (ela tem fases como nós, mulheres, já reparou?), à maternidade e aos nossos sentimentos mais profundos.

Por isso, a astróloga do Personare, Naiara Tomayno, explica que, se a gente quer melhorar a relação com a nossa mãe, podemos olhar qual é o signo da nossa Lua e entender padrões desafiadores que podem existir (até de forma inconsciente), como eles nos afetam e, assim, superar as dificuldades.

céu azulado com um arco íris. Atrás de uma das nuvens está uma lua cheia parcialmente coberta
Mallika Wiriyathitipirn / EyeEm/Getty Images

“Se você tem a Lua (ou as Casas 4 e 10) em Áries, por exemplo, não tente dominar e controlar a conversa impondo o seu lado ou as suas ideias sobre sexo logo de cara. Aproxime-se de maneira diplomática para sua mãe conseguir te ouvir, mas sem sentir que está sendo intimidada”, exemplifica Naiara.

Já quem tem Lua taurina pode ter um certo apego na relação com a mãe e uma expectativa de que as coisas nunca vão mudar entre vocês. “Tente mostrar que a mudança na qualidade da relação e temas que vocês vão conversar vão mudar à medida que você se torna uma pessoa adulta e a conversa sobre sexo e necessária, porque essa mudança já aconteceu”, complementa a astróloga.

Se você quiser ver dicas para todos os signos melhorarem a relação com a mãe, clique aqui.

Por fim, Mara Pusch, psicóloga da Unifesp, lista mais algumas dicas de como você pode facilitar esse diálogo e conversar com a pessoa responsável por você sobre sexo. Até porque existem os especialistas, as amigas e até mesmo a CAPRICHO para te ajudar; mas, às vezes, tudo o que precisamos é de um conselho de mãe! 😉

Continua após a publicidade

Publicidade