Repórter esportiva já recebeu cuspidas e ameaças no trabalho
Em coberturas de jogos de futebol, Bibiana Bolson já ouviu de homens a seguinte frase: 'vou te estuprar!'.
Bibiana Bolson, repórter esportiva da ESPN, revelou ao portal UOL Esporte que, assim como muitas colegas de profissão, já sofreu assédio em seu ambiente de trabalho. “Fui cuspida no estádio e recebi ameaças de: ‘vou te estuprar'”, desabafou.
A jornalista acredita que o cenário esportivo no Brasil e no mundo ainda é muito machista. Como a maioria dos profissionais e fãs ainda é formanda por homens, as mulheres acabam sendo testadas a todo momento. É algo bastante parecido com o que acontece no mundo nerd. Um garoto pode ser geek, mas uma menina parece sempre precisar atestar o seu gosto.
“Já recebi muita ameaça nas redes sociais, e no começo eu ficava muito incomodada e não falava nada. Depois eu vi que precisava expor aquilo. Escrevi uma carta aberta nas redes sociais de um cara que falou: ‘ah, você nem sabe de nada. Vai só para aparecer no jogo. Não entende de nada’. Hoje eu lido muito melhor com elas. Eu sei que tenho para onde correr, denunciar esses crimes”, afirmou Bibiana.
Neste ano, Bolson, que vive atualmente em Nova York, nos Estados Unidos, está concorrendo ao prêmio Torcedores, que elege os melhores profissionais da imprensa esportiva. A repórter concorre na categoria “Troféu Mulher na Mídia Esportiva” e o resultado sai em dezembro.
Uma por todas e todas pelas muitas Bibianas que representam as mulheres dentro e fora dos campos! o/