Racismo no BBB22: Laís e Eslô imitaram um macaco ao zombar de Natália?

Enquanto alguns internautas apontam que gestos feitos foram racistas, outros dizem que elas reproduziram "passos de balé"; veja o vídeo

Por Isabella Otto Atualizado em 31 jan 2022, 10h23 - Publicado em 31 jan 2022, 10h22

Antes do programa ao vivo deste domingo (30), o BBB22 transmitiu algumas imagens gravadas de momentos em que os participantes estavam confabulando sobre seus possíveis votos para o Paredão. Em uma dessas imagens, Laís, Eslovênia, Bárbara e Maria estão conversando no banheiro sobre suas opções, quando Eslô revela que provavelmente votaria em Natália.

Prints de imagens do BBB22. Laís e Eslovênia estão saindo do banheiro, imitando gestos que, segundo a internet, lembravam o de um macaco
TV Globo/Reprodução

As sisters, contudo, não esperavam que a própria Natália estivesse sem querer escutando tudo dentro da cabine do banheiro. Entre risos nervosos, Laís saiu do local com as pernas arqueadas e com a mão na cabeça, imitando gestos semelhantes ao de um macaco. Eslovênia entrou na onda e seguiu a amiga. Bárbara e Maria riram.

Não demorou muito para a cena repercutir na internet, que apontou racismo na atitude da médica e da miss. “Eu quero ver qual o malabarismo teórico a galera vai usar para negar que a Laís imitou um macaco”, escreveu Mateus Santana no Twitter, criador de conteúdo e idealizador da Bienal da Quebrada.

Uma justificativa logo chegou. Para alguns internautas, na verdade, Laís e Eslovênia fizeram o gesto referindo-se à fala de Maria, que disse, após o mico que elas pagaram no banheiro, que elas estariam sendo motivo de chacota fora da casa. A fala, contudo, aconteceu depois de Laís e Eslovênia começarem a reproduzir os gestos – que, para algumas pessoas, não passaram de “passos de balé”.

 

As equipes de Laís Caldas e Eslovênia Marques ainda não se pronunciaram sobre o assunto, já os ADMs de Maria falaram sobre: “Maria está olhando para frente e não vê o movimento sendo feito. Ainda que tivesse visto, cobrar um posicionamento imediato de uma mulher preta a respeito de um ataque racista é desumano! Só nós sabemos das nossas feridas e quão apáticos ficamos em contato a elas”.

Veja a repercussão do caso:

ATAQUES A DOUGLAS SILVA

O ator, participante do Camarote do BBB22, foi alvo de ofensas raciais online há pouquíssimo tempo. Um blog anônimo usou um foto da Klu Klux Klan para postar um texto cheio de falas racistas contra o brother. O episódio virou caso de polícia e, na última quarta-feira (26), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro registrou uma denúncia oficial: “A gente quer saber quem foi que criou esse blog e qual o intuito dessa pessoa em disseminar essa essa prática criminosa, que no nosso entendimento não é uma injúria racial. Ali é o racismo propriamente dito”, disse Daniel Vargas, advogado do gabinete do deputado Carlos Minc, que preside a comissão. “Macaco” foi um dos xingamentos usados pelo perfil anônimo.

Continua após a publicidade

Publicidade