Continua após publicidade

Quer ser jornalista? A redação da CAPRICHO te dá as dicas!

Tá querendo seguir a profissão de jornalista? Que tal ler essa matéria pra saber o que te espera - e quem sabe se formar a trabalhar na CAPRICHO, ein?

Por Da Redação Atualizado em 27 ago 2016, 16h02 - Publicado em 27 ago 2016, 12h29

Sim, a CAPRICHO também brilhou na Arena da Feira Guia do Estudante. O redator-chefe Thiago Theodoro e a editora de beleza Juliana Costa conversaram com João Pedro Piragibe, líder do núcleo de mídias sociais do Mackenzie, sobre o mercado de trabalho pra quem escolheu a carreira de jornalista e, claro, entregaram como é legal (incrível! Maravilhoso!) trabalhar na redação da CH.

Muda toda hora

Se você quer seguir no jornalismo, fique sabendo que a área é uma das que mais mudou nos últimos anos. “Quando entrei na CAPRICHO, há 4 anos, fazia matérias pra revista, hoje ainda faço o impresso, mas trabalho no online, na TV, nas redes”, comentou Juliana.

Tantas mudanças criaram novas posições no mercado de trabalho. Há 10 anos, dificilmente haveria o cargo de mídias sociais, a pessoa que cuida das redes de uma marca, por exemplo. E a transformação impactou inclusive no layout das redações. “Hoje você chega na CAPRICHO e vê um estúdio de TV montado, quando entrei, há 9 anos, não era assim”, disse Thiago.

 A nova CH

Continua após a publicidade

Ei, a gente falou do que mudou por aqui também. “No último ano, a redação se dedicou muito ao vídeo, todo mundo grava na TV, e foi muito legal. Tanto que chegamos ao 1 milhão de assinantes do YouTube mais rápido que a gente imaginava”, disse Thiago.

E o redator também lembrou que, mesmo sem fazer a edição mensal, a CH continua presente nas bancas: “Só em 2016, fizemos o álbum de figurinhas, o Guia Disney Orlando, o especial das YouTubers e ainda vamos lançar o Guia de Make e outros dois especias. Mas isso é surpresa!” Conta logo, Thi!

Ju Costa, editora de beleza da CAPRICHO
Ju Costa, editora de beleza da CAPRICHO

Como começar

Continua após a publicidade

Existem muitos jeitos de trabalhar com produção de conteúdo (textos, vídeos, fotos) atualmente. “Você liga uma câmera em casa e pode contar sua história no YouTube. Mas fazer uma faculdade de jornalismo me deu ferramentas para trabalhar na área que uso até hoje”, disse Thiago. Sim, na facul você vai aprender técnicas de redação, de entrevista, de edição que são essenciais para ingressar no mercado jornalístico.

Tá, mas o que redações como a CAPRICHO procuram hoje nos novos profissionais? Fora a formação técnica, o candidato tem que ser dedicado, trazer ideias inovadoras e estar disposto a aprender coisas novas o tempo todo. E a Ju Costa completa com uma dica certeira: “ Gostar do que você faz e da marca com a qual você trabalha faz toda a diferença!”.

E aí, já mandou seu currículo pra gente? Hihihi

A Feira Guia do Estudante acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Expo Center Norte.

Continua após a publicidade

Equipe CAPRICHO

Publicidade