Qual é o melhor horário para ver o eclipse solar desta terça-feira, 2?

Fenômeno chamado de "Grande Eclipse Solar Sul-Americano" só acontecerá novamente daqui muitas décadas. Vai perder?!

Por Amanda Oliveira Atualizado em 2 jul 2019, 19h11 - Publicado em 2 jul 2019, 11h30

Se você é do tipo de pessoa que gosta de admirar fenômenos astronômicos, se prepara que vem mais um imperdível por aí! Nesta terça-feira, 2, acontece o “Grande Eclipse Solar Sul-Americano”, que só deve ser visto novamente no Brasil daqui muitas décadas.

Eclipse solar acontece nesta terça-feira, 2. Reprodução/Getty Images

O fenômeno ocorre quando a Terra e o Sol se alinham, e a Lua fica entre os dois. Um eclipse solar pode ser de três tipos: total (quando cobre todo o Sol), parcial (quando cobre apenas uma parte da luz solar) e anelar (quando a Lua encobre apenas o centro do Sol, formando um anel de luz em torno da sombra).

O eclipse desta terça é total e pode ser visto no Chile e na Argentina. Em algumas áreas do Uruguai, Paraguai, Equador e Brasil, contudo, o fenômeno pode ser observado de forma parcial. 

No Brasil, o fenômeno pode ser visto em algumas cidades por volta das 16h, sendo que o pico do eclipse acontece às 17h49, no horário de Brasília. Todas as regiões do país devem conseguir ver o espetáculo, com exceção do Nordeste, pois o eclipse começará em um horário que já deve estar escuro na região. Para conferir melhor os locais que serão afetados pelo eclipse, confira a área circulada nesse mapa.

Vale lembrar que, se você for assistir ao eclipse solar, é necessário utilizar óculos de proteção para não queimar os olhos com a radiação ultravioleta. Tome cuidado!

Continua após a publicidade

Publicidade