Qual é a chance de você estar grávida?

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 18h58 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Veja os casos abaixo (todos eles são reais) e tente decifrar a questão: essas meninas correm o risco de estar grávida?

Caso 1

Minha menstruação desceu normalmente no mês passado. Neste mês tive relação sem camisinha, mas o menino não chegou a ejacular dentro. Agora minha menstruação está atrasada. Qual é a chance de eu estar grávida? 

Chance média. O risco existe, apesar de as chances serem menores do que se houvesse ocorrido a penetração. Coito interrompido (como se chama a prática de tirar o pênis da vagina antes da ejaculação) não é um método concepcional confiável.

Caso 2

Eu tomo anticoncepcional há sete anos (comecei para controlar a acne), mas só nesse mês tive minha primeira relação sexual. Bem nesse dia eu esqueci de tomar a pílula. No dia seguinte, tomei dois comprimidos. Qual é a chance de eu estar grávida?

Chance pequena, mas pode acontecer. O risco de gravidez passa a existir a partir do dia em que você esqueceu a pílula. Nesses casos, recomenda-se tomar duas pílulas no dia seguinte (como você fez), mas usar camisinha nos 7 dias seguintes.

Caso 3

Eu e minha namorada demos uns amassos bem fortes, mas de roupa (tanto eu quanto ela). Minha calça até chega ficar um pouco molhada, mas não ejaculei. A minha namorada toma pílula. Qual é a chance de ela estar grávida? 

Continua após a publicidade

Chance zero. Primeiro porque ela toma pílula e este é um método anticoncepcional bem eficaz. Depois porque não houve penetração e vocês estavam de roupa. Ou seja, barreira tripla para os espermatozoides.

Caso 4

Eu tomo anticoncepcional e transo regularmente com o meu namorado sem camisinha. Esses dias, tenho me esquecido da pílula e andei tomando 2 ou até 3 de uma vez. A pílula continua funcionando o ou corro risco de estar grávida?

Chance grande. A pílula é um ótimo método anticoncepcional, mas precisa ser tomada regularmente. Em um mês confuso como esse, é preciso usar camisinha ou você pode, sim, ficar grávida.

Caso 5

Transei com o meu namorado sem camisinha durante a minha menstruação. Qual é a chance de eu estar grávida?

Chance bem pequena. Em teoria, esse é um período em que a mulher está pouco propensa a engravidar. Mas transar sem camisinha é risco de doença, sempre.

Vocês acertaram? Às vezes pode mesmo ser complicado calcular todos os fatores de risco para uma gravidez. Na dúvida, não se arrisque: use camisinha.

Beijos

Continua após a publicidade
Publicidade