Professora distribui certificados preconceituosos a seus alunos

Menina de 13 anos recebeu um que dizia "Mais provável de se tornar uma terrorista".

Por Marcela Bonafé Atualizado em 31 out 2024, 21h42 - Publicado em 30 Maio 2017, 11h47

Por mais absurdo que pareça, infelizmente, é verdade: uma professora deu um certificado de Mais provável de se tornar uma terrorista a uma aluna. Lizeth Villanueva, de 13 anos, ainda por cima recebeu o documento ofensivo em frente a todos os colegas de classe durante uma “cerimônia de premiação de zoeira” feita durante a aula. Zoeira? Oi?

“Aquilo não foi uma brincadeira. Eu não me sinto confortável com isso”, a estudante contou à CNN. Ela ainda destacou que, depois do ataque que matou 22 pessoas na saída do show da Ariana Grande recentemente, esse não é um assunto do qual se deva rir.

Aliás, a premiação toda foi uma grande brincadeira de mau gosto e preconceituosa. Outros certificados entregues foram: Mais provável de se misturar com pessoas brancas e Mais provável de se tornar sem teto na Guatemala. A professora os entregou durante uma aula preparatória de ensino avançado do programa AVIDm dentro da escola Anthony Aguirre, em Houston, e disse que era para ter sido engraçado.

Continua após a publicidade

A escola onde tudo aconteceu soltou uma nota oficial de desculpas após o episódio. “Como diretor, eu quero assegurar a todos os estudantes, pais e membros da comunidade que esses ideais e afirmações dos certificados não representam a visão e a missão da [escola] Aguirre, nem os objetivos educacionais para seus estudantes”, dizia o pronunciamento, que também garante que será feita uma investigação sobre o caso.

Tomara que realmente tomem providências, afinal, não teve nada de “zoeira” nessa atitude! Preconceito não é brincadeira de forma alguma.

Publicidade