Por que temos pesadelos e quais são seus significados?

Eles são uma forma de seu inconsciente mandar mensagens importantes para você

Por Da Redação Atualizado em 5 jun 2019, 17h07 - Publicado em 5 jun 2019, 11h11

Pesadelos nada mais são do que sonhos com uma dose extra de muita, MUITA emoção. Quem nunca acordou com o coração saindo pela boca? Ou então despertou no meio da madrugada achando que estava em um filme de terror? Pois é, dependendo da intensidade, os pesadelos se manifestam até mesmo fisicamente: tremedeira, sudorese, falta de ar… #tenso

pesadelo
gif/Reprodução

Muitas vezes, o sonho é uma espécie de alerta de que algo precisa de uma atenção especial na sua vida. E é muito comum que esse alerta se repita. Quantas vezes a gente não se pega pensando “Que estranho, eu já sonhei com isso uma vez” e acaba não ligando muito? Pois é nessa hora que o aviso pode voltar bem intenso, para você se ligar de uma vez por todas. Sim, é o tal pesadelo.

Em outras palavras, o inconsciente vai nos alertando sobre determinada situação enquanto dormimos. Se a gente não presta atenção, ele manda versões com uma dramaticidade maior, para não ter chance de a mensagem passar despercebida. Assim, somos então impactadas por uma sensação forte e até mesmo assustadora.

Abaixo, elegemos os pesadelos mais comuns e revelamos os possíveis recados que eles podem dar a você.

  • Fim do mundo: catástrofes naturais, meteoros, invasão alienígena… Desastres geralmente representam o fim de algo no seu mundo interno. Toda forma de destruição está relacionada a atitudes que precisam ser repensadas. Tem a ver com algo dentro de você que pode mudar e deixar sua vida mais legal.

    Queda de avião: estar em uma aeronave caindo pode significar que você precisa dar mais atenção ao seu corpo, principalmente às suas vias aéreas. A gente precisa de ar para viver, assim como o avião precisa dele para voar, certo? Ou então, mais simbolicamente, pode retratar algum tipo de sufocamento que você está passando (emocional, amoroso, psicológico etc.)

    Continua após a publicidade
  • Acidente: quando você sonhar com alguma catástrofe, procure refletir sobre o cuidado que tem com seu corpo, afinal ele é o veículo da nossa vontade, é com ele que tocamos o cotidiano. Muitas vezes, sonhar com acidente pode indicar um alerta para a saúde: uma gripe que vem chegando, por exemplo.

    Sangue: se você estiver em meio a uma quantidade grande de sangue, pode ser o seu inconsciente alertando sobre estar desanimada ou eufórica demais. Tente encontrar seu equilíbrio interno – assim você não chegará aos extremos. Se sentir medo, pode ser um indício de que tenha receio de se apaixonar ou sociabilizar.

    bob esponja
    gif/Reprodução

    Incêndio: o fogo descontrolado pode indicar uma profunda transformação da sua consciência, sugerindo que uma etapa de sua vida chegou ao fim e algo novo está por vir. O momento pode gerar muita ansiedade e agitação. Então, acalme-se e tenha paciência com você mesma. As chamas também podem mostrar um momento bastante criativo que precisa ser aproveitado. Faça algo diferente, miga!

    Afogamento: mostra o sacrifício de algum aspecto da sua vida ou da sua personalidade. Preste atenção ao que está tomando muito do seu tempo ou te angustiando. A escola está te pressionando? Seus pais estão cobrando mais de você? Aquela amiga está mais difícil de lidar? Pode ser tudo isso. O afogamento também costuma estar ligado a uma mudança necessária na nossa vida.

    Com quem a gente falou? Thais Khoury, psicóloga e especialista em sonhos do Personare, e Yubertson Miranda, simbologista e especialista em sonhos do Personare.

    Curtiu a reportagem? Quer ler sobre esse e outros assuntos por aqui? Escreve pra gente no capricho@abril.com.br

    Continua após a publicidade
    Publicidade