Continua após publicidade

Por que o Dia do Sexo é comemorado em 6 de setembro

O Dia do Sexo chegou a ser comemorado em outra data no Brasil, mas, desde 2008, é celebrado no dia que faz alusão à posição sexual 69

Por Da Redação 6 set 2024, 08h00
V

ocê sabia que neste 6 de setembro (6/9) é comemorado o Dia do Sexo? A data faz alusão à posição sexual conhecida como 69 (meia-nove). A ideia de celebrar neste dia nasceu em 2008 em uma campanha de marketing da marca de preservativos Olla. A ação deles deu muito certo e, depois dela, várias marcas passaram a usar a data também.

 

Apesar do Dia do Sexo se popularizar no marketing e nas redes sociais, a comemoração não consta oficialmente no calendário oficial do país. No Brasil, inclusive, o Dia do Sexo já foi comemorado em outra data aqui e o motivo era diferente também.

 

 

Como explica uma reportagem da SUPERINTERESSANTE, um grupo chamado Círculo Brasileiro de Educação Sexual instituiu em 20 de novembro de 1935 o Dia do Sexo para fazer a reabilitação moral da prática sexual. “A ideia era mostrar que não existia nenhuma razão séria para classificar o sexo como imoral, ao contrário do que acreditavam”, explica o texto. Várias rádios aderiram à causa em 1935, mas a data morreu três anos depois, quando as comemorações sumiram.

A título de curiosidade, nos Estados Unidos o “National Sex Day” (Dia Nacional do Sexo) é comemorado em 9 de junho, também em alusão à posição sexual 69. Como eles escrevem as datas diferente daqui, primeiro o mês e depois o dia, lá 9 de junho fica 6/9. Assim como acontece no Brasil, a data não é reconhecida oficialmente e trata-se mais de uma celebração popular nas redes sociais.

Oficial ou não, o Dia do Sexo é uma oportunidade legal de, além comemorar a intimidade entre parceiros e parceiras, promover uma conversa aberta sobre prazer, saúde sexual e consentimento.

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade