Perguntas para saber se vocês estão prontos pro próximo passo na relação
Decidir dar um novo passo no relacionamento requer sinceridade e confiança, e estas perguntas podem te ajudar a entender isso
ecidir ir morar junto com a pessoa amada não só é um passo importante para você e sua maturidade, como também representa uma nova fase no relacionamento, com seus desafios únicos. Estar ciente da responsabilidade que envolve essa decisão é tão necessária que, aqui na CAPRICHO, já trouxemos relatos de pessoas que se uniram aos parceiros para nos ajudar a listar as coisas que você precisa saber antes de ir morar com o outro.
Para quem está na dúvida se esta é a decisão certa, também elaboramos um teste para você entender com mais facilidade se este é o momento ideal para ir morar junto. Contudo, embora estes questionamentos individuais sejam imprescindíveis, refletir sobre si mesmo não é suficiente para decidir se vocês, como casal, estão prontos para esse passo.
É bem possível que, enquanto um lado está super alinhado e ciente das novas responsabilidades, o outro ainda não tenha entendido por completo como a vida irá mudar quando vocês estiverem juntos e isso pode trazer problemas. Dividir a casa e a vida com uma outra pessoa é sinônimo de conhecer os hábitos, os defeitos, as qualidades e as manias muito de perto. Fora que esse passo envolve grande responsabilidade financeira para que vocês tenham uma vida plena, na medida do possível.
É pensando nisso, e inspirados no vídeo da especialista em investimento Amanda Notini, que reunimos as principais perguntas tensas — e muito necessárias — que você e a pessoa amada precisam fazer antes de irem morar juntos. Alguns tópicos podem parecer desconfortáveis, mas irão salvar muita preocupação, desgaste e briga entre vocês. O melhor a se fazer é sempre conversar sobre tudo e alinhar as expectativas de ambos, assim ninguém se decepciona. Até porque, o momento de ir morar junto deve ser divertido, animado e de celebração, e não de discussões e impasses.
1. Como será a divisão de limpeza da casa, incluindo tarefas como lavar a louça, limpar a casa, lavar a roupa e trocar o lixo?
2. Como será a organização do dinheiro e das contas da casa, como luz, água, internet, gás e para a compra de comida? Será divida pela metade para os dois ou será proporcional de acordo com a renda de cada um?
3. Como o espaço da casa será dividido, especialmente para quem faz home office: Onde será o escritório, onde cada um irá trabalhar, vocês terão espaços mais individuais?
4. Existe algum hábito e mania do outro que te incomoda, e vice versa? É melhor conversarem sobre antes de morar junto do que depois.
5. Como imaginam que será a rotina na casa, quando estarão juntos e quando não estarão, pensando em que horas acordam, vão trabalhar e almoçam/jantam.
6. Pensando que agora vocês dividem a vida e as finanças, quais gastos mensais cada um não abre mão? E quais podem ser conversados?
7. Como irão dividir o dinheiro para as metas do casal e as individuais?
8. O que imaginam que irá mudar no relacionamento e o que esperam que mude?
9. Qual será a abordagem em caso de discordância? Conversam no momento ou esperam um tempo para falar mais tranquilos? Farão conversas periódicas para entender se as coisas estão indo bem?
E aí, já pensou em fazer essas perguntas para a pessoa amada antes de irem morar juntos?
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Ana Castela lança sua primeira coleção de maquiagem com a Avon
Novembro de 2025 terá 3 feriados nacionais, mas só um cai durante a semana
Novembro tem três feriados nacionais; confira as datas
Quanto custam os convites para première de Wicked no Brasil?
Dicas de como paquerar uma garota sendo uma garota