Os estereótipos (ou as mentiras que acreditamos) sobre cada signo

Saiba qual característica de cada um dos signos do zodíaco a gente jura que é verdade, mas não é

Por Personare 12 mar 2021, 14h00
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Reprodução

A astrologia é um universo imenso e supercomplexo, mas que a gente ama – nem que seja ~ama odiar~. Seja para facilitar o entendimento ou mesmo para pegar no pé das amigas, o fato é que acabamos criando estereótipos sobre cada signo*. Alguns deles nem são reais, mas as mentiras colam e até gente que acha que entende tudo acaba tropeçando.

Quer ver um estereótipo de cada um dos 12 signos do Zodíaco que quase todo mundo jura que é verdade, mas não é? Então, confere essa espécie de checagem de fake news astrológicas para não cometer injustiças. Afinal, depois do nome de alguém, a gente quer logo saber o signo (e de quebra já faz o mapa astral todo), certo? #risos

Os estereótipos (ou as mentiras que acreditamos) sobre cada signo
Maria Tishchenko/Getty Images

Áries: Agressividade

Muitas vezes, a vitalidade das arianas é confundida com agressividade. A verdade é que Áries, o “bebê” do Zodíaco, acaba agindo impulsivamente, mas é sem maldade. Só não dá tempo para estimar as consequências dos seus atos e não tá nem aí com a mensagem que sua ação vai transmitir. As arianas simplesmente sentem e agem. Mas isso não é necessariamente devido à raiva ou frustração, mas somente a sua forma de se expressar no mundo.

Touro: Preguiça

Touro, um signo fixo de Terra, fala de consolidação e manutenção. Como tal, ele acumula energia para dar lugar à nutrição (a Lua se esbalda em Touro) e para permitir a consolidação daquilo que nasce ou nasceu em Áries (o primeiro signo e anterior a Touro). Taurinas não são preguiçosas, mas sua função na mandala zodiacal é a de manter, nutrir e consolidar. Como fazer isso quando se distribui energia em todas as direções? Talvez, em algum lado, vai acabar faltando, mas não é por preguiça, não.

Gêmeos: Superficialidade

É verdade que geminianas preferem conversas leves e são versadas em diferentes assuntos, mas isso não significa que não são capazes de se aprofundar em nada. É preciso lembrar que Mercúrio, o planeta da mente e do intelecto, rege o signo de Gêmeos. Com isso, geminianas são inteligentíssimas, por isso mesmo, naturalmente curiosas. Além disso, Gêmeos é um signo mutável, por isso, a versatilidade é muito importante para ele. Assim, opta por saber um pouco de tudo antes de se comprometer a fundo com um único conhecimento.

Câncer: Vitimista

A sensibilidade de Câncer lhe rende a fama de chorão, mas isso não é de todo justo. Sim, as cancerianas são sensíveis e valorizam o passado, bem como as tradições, mas precisamos lembrar que Câncer recebe influência direta de seu signo oposto, Capricórnio, que é profundamente orientado à carreira e à profissão. Cancerianas possuem uma ambição que pode não ser imediatamente visível, mas que está presente – mas vê quem quer, não é?

Leão: Egocêntrico

Leoninas têm fama de amar o palco e de se preocuparem somente com elas mesmas. Mas cabe nos questionarmos se elas amam o palco ou se o ocupam naturalmente, não porque se posicionam lá, mas porque sua alma generosa as tornam o centro das atenções. O signo de Leão bem trabalhado emana um calor humano que atrai todos à sua volta. Além disso, são leais e extremamente protetoras daqueles que amam.

  • Virgem: Hipocondríaco

    Virginianas têm uma inteligência natural para hábitos, rotinas e ciclos, especialmente os do seu corpo. Com isso, quando algo não funciona bem eles, identificam imediatamente, muitas vezes antes mesmo de que apareçam sinais de problemas ou sintomas. Com isso, o Virgem vai ao médico, e pode fazê-lo com frequência. Mas isso não é necessariamente por enxergarem problemas de saúde onde não existem e, sim, por notarem as menores alterações de ritmo em seus corpos.

    Continua após a publicidade

    Libra: Indeciso

    Libra é o signo de maior tato e diplomacia do Zodíaco. Como signo orientado a relacionamentos, ele não curte o conflito, mas isso não significa que seja indeciso. Librianas precisam, sim, ouvir todas as partes, saber quais são as opções disponíveis e considerar todas as avenidas antes de decidir o caminho. E, é verdade, elas vão preferir que você decida por elas. Mas você já se perguntou se a sua escolha não terminou sendo, na verdade, exatamente aquilo que a libriana queria fazer desde o início? Não é à toa que este é o signo da diplomacia.

    Escorpião: Hipersexual

    Poucos signos são mais mal compreendidos, para não dizer injustiçados, do que Escorpião. Regido por Hades/Plutão, o rei do submundo, Escorpião busca a profundidade em tudo aquilo que faz. Por isso, escorpianas desejam a entrega total e a fusão. E onde existe maior fusão com o outro do que no sexo e no orgasmo? Onde nossos maiores segredos são revelados? Geralmente, na atividade sexual. Mas não é que se resume a isso, saca?

    Sagitário: Desapegado ao extremo

    Sagitarianas são famosas por sua dificuldade em se comprometer. Mas, na verdade, elas temem a estagnação. Por isso, consideram cuidadosamente cada decisão em termos de potencial de crescimento atual e futuro. Além disso, o signo de Sagitário sabe que tudo muda o tempo todo – inclusive ele! Logo, como saber se a relação que escolhem e com a qual se comprometem hoje ainda os atenderá daqui a 6 semanas, 6 meses ou 6 anos? Onde há garantia de novidade e crescimento, lá estará a sagitariana.

    Capricórnio: Conservador

    Por ser regido por Saturno, o planeta da tradição, Capricórnio costuma levar a fama de ser conservador ao extremo, o que está muito longe de ser verdade. É verdade que as capricornianas seguem regras, mas é porque têm um compromisso muito grande com a responsabilidade social. Afinal, elas também são as primeiras a questionar aquilo que não faz sentido – tanto ou mais do que as aquarianas! Com isso, mesmo em posição de liderança, o Capricórnio respeita aqueles que questionam sua forma de fazer as coisas e propõe algo melhor. Simples.

    Aquário: Instável

    Poucos estereótipos são mais injustos do que chamar as aquarianas de instáveis. Como signo fixo, Aquário pode ser qualquer coisa, menos instável. É verdade que suas decisões são súbitas, pelo menos na superfície, o que leva muitos a chamá-lo de errático. Mas o que acontece é que aquarianas odeiam conflitos e cozinham as decisões dentro de si por muito tempo antes de colocá-las em prática. Mas também, quando as colocam, é sem volta.

    Peixes: Frágil

    Por entenderem que existe uma energia maior que rege o universo, conforme dita seu regente, Netuno, piscianas são incorretamente rotuladas de frágeis e passivas. Isso porque elas odeiam conflitos e preferem a harmonia acima de tudo. Mas isso não significa que não saibam brigar. Quer entender como funciona a ira de Peixes? Pensa num tsunami. Antes de atacar, ele recua, recua e recua. Mas quando avança, destrói tudo que encontra pela frente. Por quê? Para se assegurar de que não haverá mais absolutamente nenhum conflito.

     

    *Marcia Fervienza (info@marciafervienza.com) é astróloga há mais de 15 anos e psicóloga, atua como colaboradora em Astrologia para diversas revistas e possui trabalhos publicados em vários países. Oferece atendimentos astrológicos presenciais e virtuais.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade