Os 13 bonecos amaldiçoados mais macabros do cinema, da TV e da internet

Conheça a lenda por trás desses brinquedos que você, definitivamente, não gostaria de ter em casa... Ou será que gostaria?

Por Isabella Otto Atualizado em 8 out 2021, 12h15 - Publicado em 9 out 2021, 10h02

Eles estão por todos os lugares, arrecadam milhões de bilheteria, são baseados em fatos ou assombram famílias reais, que vivem pesadelos distantes de ser ficção. Quer você acredite no sobrenatural ou não, esses 13 (T-R-E-Z-E) bonecos abaixo prometem tirar o seu sono:

1. Boneca de Round 6

Ela é fofa, usa maria-chiquinha e um vestido laranja por cima de uma blusa amarela. Parece inofensiva, mas gira a cabeça feito a mulher de O Exorcista, tem uma voz fininha, que deixa tudo mais horripilante, e elimina com um olhar mortal aqueles que não souberem jogar a brincadeira da batatinha. A boneca, construída para a série da Netflix, está exposta hoje no museu Macha Land, em um pequeno vilarejo de Jincheon, há três horas de Seul, capital da Coreia do Sul. Vale a pena a visita?

Boneca da série Round 6. Ela tem franja e usa um vestido laranja
Netflix/Reprodução

2. Annabelle

A boneca que cruza o caminho dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren é baseada em uma boneca real, chamada Raggedy Ann, lançada em 1915, após sucesso do livro de mesmo nome. Ela atormentou a vida de uma enfermeira chamada Donna, deixando mensagens pela casa e andando sozinha pelos cômodos. Foi descoberto então que a boneca estava possuída pela alma de Annabelle Higgins, que havia morrido aos 7 anos de idade na propriedade em que Donna havia locado. O plot twist, segundo os próprios Warren, era que “o espírito não estava procurando ficar preso à boneca, mas buscando possuir um hospedeiro humano”.

Gif da Annabelle. Ela está sentada em uma cadeira de balanço, usa seu icônico vestido branco e vermelho, e olha devagar para a câmera
Annabelle/Reprodução

3. Chucky

O brinquedo assassino é mais um da lista grande de bonecos que ganham vida e saem perseguindo e matando pessoas. Para alguns, ele é mais engraçado que assustador, mas muita gente que ganhou uma réplica do personagem ficou com medinho de dormir no mesmo quarto que ele e acordar com o Chucky ao lado da cama, segurando uma faca, pronto para atacar. Hoje, alguns bonecos são bem raros e de colecionador, e lançaram até um funko em homenagem ao ruivo do mal.

Foto do Chucky, o brinquedo assassino. Ele é ruivo, usa um macacão jeans, segura uma adaga e tem sangue escorrendo do nariz
Chucky, o Brinquedo Assassino/Reprodução

4. Momo

Esta fez história, viu? A lenda da Momo começou na internet e dizia que, se você entrasse em contato com ela ou recebesse uma chamada dela às três horas da manhã, estaria amaldiçoado para sempre. A momo nada mais era que uma tulpa, ou seja, um “perfil amaldiçoado” que ganhou vida após muitas pessoas acreditarem na lenda. Depois, descobriram que a Momo era uma escultura que estava no Museu Vanilla Gallery, em Tóquio, no Japão, chamada “Mulher Pássaro” – que foi até destruída. Mas até aí, quantas pessoas já não tinham dado vida à crença acreditando nela? Muahaha!

Foto da boneca Momo. Ela tem um sorrido maligno de orelha a orelha, olhos esbugalhados e cabelo preto
Reprodução/Reprodução

5. Sabrina

A protagonista do filme Boneca Maldita, da Netflix, é a Sabrina, criada pelo padrasto de uma família, um artesão especializado em fabricar objetos infantis. Os filhos, então, tem a ideia de jerico (como muitos personagens de filmes de terror) de invocar o espírito da mãe biológica que, é claro, entra na boneca e começa a amaldiçoar a família. O longa é famoso na indonésia e faz parte da saga The Doll, mas ele não é á tão assustador assim… Diferente da boneca, que é bizarra mesmo. Ui, credo! ~arrepio na espinha~

Foto de divulgação do filme A Boneca Maldita. Uma criança sussurra no ouvido do brinquedo, que tem longos cabelos pretos e um olhar penetrante

6. A Boneca do Mal

A premissa é a mesma: uma família se muda para uma cara onde um assassinato havia ocorrido no passado, e fora ocultado pelo corretor de imóveis. A filha descobre então uma boneca antiga e, mesmo ela sendo esquisita, começa a brincar com ela. Na sequência, coisas paranormais começam a acontecer na residência, motivadas pelo espírito maligno que se encontra preso ao brinquedo. O que achou do visual dela?

Continua após a publicidade
Foto da Boneca do Mal. Ela tem muitas cicatrizes no rosto, é cinza e usa um vestido antigo
A Boneca do Mal/Divulgação

7. Fofão

Esta lenda aqui surgiu nos anos 80, mas é tão icônica que dura até hoje! O Fofão é um alienígena nascido no planeta Fofolândia que fazia o maior sucesso entre as crianças no programa Balão Mágico. Não demorou muito para ele ganhar um brinquedo em sua homenagem, que atualmente é raridade em antiquários da vida. Dizem que o boneco vem com uma adaga dentro do corpo, e que ele, uma vez dentro da casa, amaldiçoa as pessoas, que usa a faca para promover a matança. O mais curioso é que realmente existe uma estrutura pontuda presa ao pescoço do ET, mas dizem que é apenas para dar sustentação a ele. Você arriscaria?

Imagem do boneco Fofão, sucesso dos anos 80. Ele é ruivo, tem o cabelo espetado e bem bochechudo
Mercado Livre/Reprodução

8. O boneco de Gritos Mortais

Bonecos de ventríloquos já são de nascença meio assustadores, né? E este aqui embaixo é o chefão de uma horda de bonecos desse que é um dos filmes de terror mais legais de todos! A maldição? Você não pode gritar. Se gritar, esses fantoches amaldiçoados feitos em madeira vêm te pegar. Quando terminar de ler esta matéria, vai correndo assistir a Gritos Mortais. É um ordem! (risos)

Gif do boneco ventríloquo do filme Gritos Mortais
Gritos Mortais/Reprodução

9. Fats

Sucesso dos anos 70, o thriller psicológico Um Passe de Mágica é inspirado no livro de William Goldman de mesmo nome. Na obra, Corky (Anthony Hopkins) é um ventríloquo tímido e apaixonado por sua ex-companheira, a qual tenta recuperar. O problema é que ele esconde sua real personalidade atrás do boneco, que aos poucos vai assumindo o controle de seu dono. E o olhar dele?! A gente disse que bonecos de ventríloquos são assustadores…

Foto do boneco Fats, do filme Um Passe de Mágica
Um Passe de Mágica/Reprodução

10. Billy

O mascote de John Kramer, o Jigsaw, aparece nos filmes de Jogos Mortais para explicar as regras das armadilhas para seus participantes. Ele tem esses alvos desenhados nas bochechas proeminentes e chega sempre em seu triciclo. Ah! E ele também tem uma energia ventríloquo muito forte… Dá agonia!

Gif do boneco Billy, de Jogos Mortais. Ele é pálido e tem um alvo vermelho desenhado em cada uma das bochechas proeminentes
Jogos Mortais/Reprodução

11. Robert

O boneco Roberto assusta os americanos há mais de cem anos. Tudo começou em 1900, na Flórida, na cidade de Key West, quando um garotinho chamado Robert Eugene Otto, o Gene, ganhou o brinquedo dos empregados do casarão onde morava. Ele apelidou o amigo com seu próprio nome e passou a tratá-lo como irmão. Os pais de Gene começaram a ouvir os longos diálogos que o filho tinha com o brinquedo e achavam que ele fazia duas vozes para brincar. Só que outras coisas esquisitas começaram a acontecer na casa: risadas horripilantes, vultos, portas batendo, passos… Gene também começou a acordar frequentemente assustado durante a noite, gritando. Foi quando perceberam que Robert não era um simples boneco. Ameaçado por ele, Gene conviveu com o brinquedo do mal até a sua morte e garantiu já no fim da vida que o “amigo imaginário” o torturava. O mais louco é que até hoje o boneco existe! Ele se encontra em exibição no The Martello Gallery-Key West Art and Historical Museum.

Foto do boneco Robert. Ele tem roupas de marinheiro e está sentado em uma cadeirinha de madeira
Mega Curioso/Reprodução

12. Palhaço assassino

Se você é tipo o Sam Winchester, de Supernatural, e morre de medo de palhaços, talvez não queira nunca assistir ao filme Poltergeist, de 1982, sucesso de Steven Spielberg. Isso porque os fenômenos sobrenaturais se manifestam em certo momento em um palhaço. Ainda por cima, o longa é considerado amaldiçoado, porque muitas pessoas associadas ao filme morreram desde o seu lançamento, de formas trágicas ou misteriosas. Mas nada impediu suas sequências: Poltergeist II – o Outro Lado (1986), Poltergeist III – O Capítulo Final (1988) e um remake lançado em 2015.

Foto do palhaço de Poltergeist. Ele está com um sorriso assustador
Poltergeist (1982)/Reprodução

13. Brahms

Esse bonequinho pálido e com roupas formais é tipo a versão masculina da Annabelle. O que mais assusta é seu jeitinho de criança antiga, lá dos anos 50, que já pareceria nascer com 30 anos de idade, sabe? Uma curiosidade: pode-se dizer que ele foi inspirado na história real envolvendo o Gene e o Robert – que também inspirou o longa The Robert Doll, de 2015.

Foto do Boneco do Mal. Ele é pálido, veste um terno e está sentado na mesa de jantar
O Boneco do Mal/Reprodução

E aí, quais bonecos são os mais aterrorizantes para você?

Continua após a publicidade
Publicidade