O verdadeiro problema de Conrad e Jeremiah em O Verão Que Mudou Minha Vida
E se você disse que tudo é culpa da Belly, errou...

dilema romântico de Belly em relação aos irmãos Fisher é o centro da trama de O Verão Que Mudou Minha Vida. A indecisão da garota sobre com quem ficar, dividida entre o sentimento arrebatador pelo primeiro amor (Conrad) e o vínculo profundo com o melhor amigo (Jeremiah), fez com que grande parte do público se irritasse com a personagem e até a colocassem na posição da “vilã” da história.
Muitas das críticas voltadas à Belly têm sentido, sim: ela comete um erro complicado, como já falamos aqui na CAPRICHO. Por exemplo, se ela tivesse dado uma pausa, tirado um tempo sozinha para se conhecer, ela teria mais clareza sobre seus sentimentos e entenderia que ficar nesse ciclo entre os dois irmãos não é uma boa ideia.
Mas jogar toda a culpa na personagem de Lola Tung pela relação conturbada de Conrad e Jeremiah também não é justo. Para além do interesse comum na garota, os dois apresentam questões familiares e pessoais, alimentadas desde a infância, que afetam diretamente a relação dos irmãos. Quem não é filho único sabe o quanto compartilhar a infância com irmãos pode ser especial, mas também, muitas vezes, complexo.
A dinâmica problemática entre os irmãos Fisher
Conrad, como irmão mais velho, sempre carregou a responsabilidade (e o peso) de ser um protetor do caçula. Isso se agrava com a doença e, posteriormente, com a morte da mãe, que pede para ele cuidar do irmão. Muitas vezes, ele acaba negligenciando a própria felicidade para deixar Jeremiah bem. Somado a isso, ele tem problemas com o pai, após descobrir da infidelidade dele, e isso faz com que o personagem de Chistopher Briney fique ainda mais na defensiva e nesse papel de “exemplo masculino”.
A própria Belly fala que o primogênito sofre com o “complexo de herói”, referindo-se à dificuldade dele em aceitar os erros e ser imperfeito e por sempre estar buscando salvar a todos – e, agora que ele faz terapia, ele próprio passa a enxergar o quanto isso pode lhe fazer mal.
+ 5 vezes em que Conrad provou que está tudo bem ser vulnerável
Também dentro dessa dinâmica, Jeremiah vê o irmão nessa posição de superioridade, colocando-o como um patamar a ser alcançado. Durante uma discussão com Belly, na terceira temporada, ele pede desculpa por “não tirar só nota boa nem fazer medicina como Conrad”. Ela, então, retruca dizendo para ele “não descontar o complexo de inferioridade”. Aí ele questiona de onde vem isso, e ela responde que “do pai dele”.
Shawn D. Whitehead, professor de desenvolvimento humano e estudos familiares da Universidade do Estado de Utah, nos EUA, enfatiza que “os seres humanos são voltados à comparação”. Em entrevista à BBC, o especialista explica o porquê a rivalidade entre irmãos da infância à vida adulta é tão comum.
“Os irmãos fornecem um ponto natural de comparação. Eles moram na sua casa, crescem junto com você e geralmente sua diferença de idade é de poucos anos. Eles estão no mesmo ambiente, na mesma casa e fornecem uma boa medida de comparação”, diz.
Virada de chave?
No nono episódio da terceira temporada, lançado nesta quarta (3), Conrad tem uma conversa com o pai, Adam, sobre a briga com o irmão, após ele se declarar à Belly, e a garota desistir do casamento com Jeremiah. O pai aconselha que não há muito o que ser feito, a não ser dar tempo e espaço para o irmão assimilar as coisas. Com essa fala, é como se ele tirasse a responsabilidade do mais velho resolver tudo e ser perfeito.
Em seguida, é Adam que vai até Jeremiah consolá-lo (e não Conrad). O pai, enfim, assume essa responsabilidade de cuidar do filho, que sempre quis o impressionar e fazer com que também gostasse dele.
Esse pode ser um bom começo para os irmãos Fisher perceberem que há pontos importantes a serem resolvidos e que vão além da Belly, que acaba sendo o estopim da briga deles. Inclusive, seria muito legal que nos últimos episódios ocorre-se um desenvolvimento disso e quem sabe uma conversa franca entre os dois irmãos. Vamos ver…
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.